E3 2014: os Sims 4 estão mais sentimentais

E3 2014: os Sims 4 estão mais sentimentais

Os Sims é uma das franquias mais importantes da EA e, embora a quarta versão tenha demorado para sair mais que o previsto inicialmente, a espera valeu a pena. Os Sims 4 já promete ser o simulador de vida social mais completo da história e, como se não bastasse, com gráficos estupendos.

Sim-timentais

Nós conseguimos ver os Sims 4 em ação numa divertida apresentação a portas fechadas.  Antes de começar a exibição, os desenvolvedores nos avisaram: devido a personalidade flutuante dos Sims, a demonstração pode ser ligeiramente diferente da versão anterior. É que agora os personagens têm sentimentos e uma personalidade marcante. Isso os tornam volúveis e reativos aos que o cercam, sejam objetos, lugares ou outros Sims.

Ao criar o seu Sim, você deve escolher uma aspiração máxima de vida. Não dá para ver todas as opções possíveis, mas parecem ter mais que 50. Cada um desses desejos dão ao seu Sim uma habilidade única, que servirá para alcançar o objetivo. Ao mesmo tempo, você precisa escolher outras três características individuais, que definirão sua personalidade e sentimentos.

Sentimento em Sims será fundamental

E são os sentimentos a principal novidade de Os Sims 4. O estado de ânimo de cada Sim vai definir a forma dele se relacionar com o ambiente e outros personagens.

Pegamos um exemplo: se o seu Sim está irritado (seja lá por qual motivo), ele estará em melhor condição para fazer exercícios e liberar o stress. Até aqui tudo está certo, mas a diferença é que o nível de irritação aumentará a velocidade de aprimoramento do nível de aptidão física. Digamos, agora, que o mesmo Sim é um tipo maluco por esporte, algo que dá um ponto adicional nesta habilidade, e, digamos também que o seu personagem se dá bem com outro Sim, que o dá forças para praticar esportes… Pois todas essas variáveis se juntam para que este Sim, numa situação a descrita, melhore substancialmente o condicionamento físico.

Isto, que é apenas um exemplo, pode extrapolar em todas as situações. Pode ser uma festa organizada através do seu celular, momentos de quietude, onde um Sim estudioso aumentará de nível mais rápido em um ambiente tranquilo, ou situações do dia a dia, como passear no parque com uma amiga Sim. Os sentimentos entre os Sims mudarão por completo as relações e os níveis de habilidade.

Editor de personagens e casas avançado

A novidade que mais me agradou foi o editor do jogo. O mesmo editor, que já falamos um há algumas semanas atrás, é muito simples de usar, mas, ao mesmo tempo, repleto de possibilidades.

Na apresentação, mostraram como mudar uma casa de cima a abaixo em apenas alguns segundos. É tão fácil como pegar as paredes e arrastar ou mover quartos daqui para lá (como todo o conteúdo) com um simples “arrastar e soltar”.

Editor de objetos e casas melhorou bastante no Sims 4

O editor de Os Sims sempre pareceu meio lento e pesado. Agora, fnalmente, mudaram por completo e nada pareceu incomodar. Pelo contrário: ficou divertido. Isto é exatamente aquilo que procuravam.

Modo Galeria, outra grande novidade

Por último, outra das principais novidades de Os Sims 4 é sobre a conexão online e a forma como os jogadores se relacionam. O foco está na criação do Modo Galeria, que será atualizado diariamente. A Galeria está integrada no jogo e é como um bazar de personagens, objetos, casas e o que seja. Um lugar para acessar e comprar coisas.

Galeria servirá para você comprar casas, roupas e outras coisas

O sistema é facilíssimo. O pessoa sobe seus pertences e criações. Você pode enviar o seu Sim (que tem valor inestimável para você), a casa criada, objeto preferido etc. O resto dos jogadores entram na Galeria, clicam e compram por Simoleons (provavelmente) e… pronto! Você consegue comprar casas inteiras, mobiliadas e decoradas se assim desejar. Não tem como ser mais fácil.

Conclusões

Os Sims 4 mistura personalidade, sentimentos e a amizade dos Sims para criar situações diferentes, estranhas ou diivertidas. O que nós vimos me convenceu totalmente, desde o aparência e modelagem à interface simples e acessível. Sem contar o enfoque nas relações entre os personagens. Os Sims 4 verá a luz, finalmente, em setembro.

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Carregando comentários