Tips & Tricks

Como tornar suas contas de email mais seguras

Segurança de emails é algo que é basicamente uma piada na atualidade. Pergunte para John Podesta. Como nós usamos nossos endereços de email para entrar em vários serviços pela internet, é de importância vital que tenhamos a máxima proteção. Hoje nós estamos trazendo para você cinco dicas para tornar suas contas de email mais seguras.

Gmail
DOWNLOAD
7

Senha

A chave de qualquer conta de email: a senha. O quão mais complexa ela for, mais difícil será para acessar. Quando as empresas de segurança fazem os seus estudos anuais, as estatísticas nunca mentem: a senha mais comum que os usuários usam é “123456”. Não caia nessa armadilha. Utilize letras maiúsculas e minúsculas combinadas com números. Uma senha comprida é mais difícil de craquear do que uma curta. Além disso, evite usar sua data de nascimento em alguma senha.

Não vá colocando seu email em qualquer lugar

A segunda dica é tão simples como não colocar seu email pessoa nas redes sociais, fóruns ou sites. Apenas dê ele para pessoas confiáveis ou para aquelas que você deseja entrar em contato. Lembre-se que quanto mais pessoas saberem seu email, a possibilidade de algum tentando acessar seu email e roubar algo aumenta.

Desabilite a leitura HTML

Essa é uma dica de experts: se você não irá usar leitura HTML, a melhor coisa a fazer é desativá-la ou a evitar. Esse formato pode ser usado de forma maliciosa como um caminho de introduzir malware dentro de sua conta de email. Depois que estiver lá, se clicarmos em algum link errado… nosso PC irá também ficar infectado.

Tenha cuidado com qualquer coisa estranha

Sempre olhe cuidadosamente quem é a pessoa que enviou o email. Geralmente, páginas de phishing e malware são conhecidas por imitarem sites oficiais. Você pode achar que é um banco, sua companhia de seguro ou algum provedor que você conhece, e nesse caso você clica no link… e surpresa, é tudo falso.

Confira cada palavra do email com cuidado. Da mesma forma, mantenha-se atento se eles pedirem alguma informação pessoal, dado que isso é geralmente um indicativo de alguem que enviou um email malicioso.

…e arquivos

Se você é cuidadoso com quem é a pessoa que enviou o email, é ainda mais importante prestar atenção com todos os anexos que estão no email. Anexos são usualmente a forma mais fácil de entregar arquivos danosos que são usados para infectar seu sistema. Por esse motivo, nosso conselho é que você não baixe qualquer coisa a não ser que você esteja absolutamente com certeza de que não há riscos. Lembre se que você sempre pode usar algum programa antivírus em qualquer arquivo baixado antes de o abrir. Confie em seus instintos e seja um pouco paranoide. É difícil de voltar no tempo quando você já tiver um buraco na segurança de seu computador.

 

  • Link Copiado!
Carregando comentários