Como ativar controles parentais no Windows

Como ativar controles parentais no Windows

Eu tenho uma filha de sete anos que, apesar de ainda não ter muito interesse por internet, já navega por alguns sites, sempre sob minha supervisão, claro. Basicamente, ela curte ver desenhos e jogar um pouco. Mesmo exercendo algum tipo de controle, sempre me pergunto se ela não fica muito tempo no computador ou se ela já viu algum tipo de conteúdo inapropriado… Difícil saber.

A boa notícia é que existem maneiras de prevenir que as crianças acessem páginas indevidas. Mas, isso não é tudo: a educação é o mais importante e cabe aos pais ensinarem à molecada a usar a internet devidamente e sem riscos.

Para que você não se preocupe em excesso, abaixo mostramos como configurar os Controles Parentais no Windows. É fácil e rápido, mas não esqueça: isso é apenas um paliativo – o trabalho duro é de educação.

Windows XP

O XP não tem uma ferramenta para controlar o acesso ou criar filtros específicos. Entretanto, você pode fazer isso tranquilamente pelo Internet Explorer, já que tanto Firefox, como Google Chrome, não oferecem esta opção:

Internet Explorer

Clique em “Ferramentas > Opções de Internet”:

Na janela seguinte, selecione a aba “Conteúdo” e, em seguida, na opção “Supervisor de Conteúdo”, clique em “Habilitar”, como na figura:

Uma nova janela com as opções de configuração é exibida e você define os parâmetros de proteção que quer usar no navegador:

Windows Vista e Windows 7

Em ambos os sistemas, a maneira de ativar o Controle Parental é bastante parecida e muito fácil. Vá ao “Painel de Controle” e clique em “Contas de Usuário e Segurança Familiar”:

Você pode notar que já existe a opção “Configurar controles dos pais para qualquer usuário”. Você pode clicar ali e economizar um clique. Se não quiser, na próxima tela, clique em “Controles dos Pais”:

Aqui é que existe uma pequena diferença entre Vista e 7: a opção “filtro Web”, que existe no Windows Vista, desapareceu no Windows 7. Desta maneira, no Windows 7 você precisa selecionar um usuário e configurar os “Controles dos Pais” separadamente, com na imagem abaixo:

Se você quer apenas controlar a Web, em “Controles Adicionais” existem plugins que você pode baixar e instalar os controles que quiser.

  • Link Copiado!
Carregando comentários