Anúncio

Notícias

A Microsoft estaria preparando uma IA mais pequena e barata do que a da Open AI

A Microsoft quer criar uma micro-IA

A Microsoft estaria preparando uma IA mais pequena e barata do que a da Open AI
Daniel García

Daniel García

  • Atualizado:

A Inteligência Artificial continua avançando sem limites. A Microsoft, apesar de já ter o Copilot em seu ecossistema, estaria trabalhando no desenvolvimento de uma IA mais barata e leve, de acordo com vazamentos recentes na indústria. Isso significa que a empresa quer criar um caminho alternativo em relação ao estabelecido pela Open AI com seu atual GPT-4.

Um dos maiores problemas da Inteligência Artificial atualmente é que ela consome quantidades enormes de energia, o que também resulta em um alto custo ambiental e econômico em seu trabalho de serviço e manutenção. Por essa razão, a Microsoft está procurando uma maneira de reduzir os custos de um nicho tecnológico que cresceu rapidamente nos últimos tempos.

Uma IA mais pequena e sustentável

De acordo com o The Information, a Microsoft estaria planejando projetar uma Inteligência Artificial mais eficiente com funcionalidades semelhantes às que as IAs são capazes de realizar hoje em dia. Na verdade, eles estariam movendo muitos desenvolvedores para este projeto com o objetivo de que o novo sistema tenha requisitos energéticos inferiores aos que as IAs geralmente têm hoje em dia.

Reduzir os requisitos de hardware para IA, dessa forma, permitiria à Microsoft, além de economizar muito dinheiro em custos energéticos e de manutenção, também reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental desses sistemas que estão se tornando a espinha dorsal da tecnologia nos últimos tempos. E é que, apesar da magnitude desses avanços, atualmente eles estão longe de ter a sustentabilidade que muitos outros sistemas possuem.

A IA tem um alto custo energético para o serviço que oferece

O crescente problema energético

O fato de que as tecnologias mais avançadas consomem grandes quantidades de energia não é algo realmente novo. Na verdade, durante a febre da mineração de criptomoedas nos últimos anos, foi demonstrado como essa atividade pode consumir mais energia do que países desenvolvidos inteiros. A IA tem um problema semelhante que envolve grandes quantidades de energia e muita água para resfriar adequadamente os servidores e sistemas.

Nos últimos meses, de fato, a Microsoft afirmou estar posicionada a favor da energia nuclear para aproveitar a energia no subsequente desenvolvimento da Inteligência Artificial, algo que gera opiniões muito divergentes, devido à eficiência energética que possui em relação aos perigosos resíduos radioativos que gera. Sempre houve um intenso debate sobre esse modelo energético, pelo qual países como França ou Reino Unido apostam atualmente, mas é rejeitado em outros países como Alemanha ou Espanha.

Daniel García

Daniel García

Graduado em Jornalismo, Daniel é especializado em videogames e tecnologia, escrevendo atualmente para Andro4all e NaviGames, e tendo escrito para mais portais da Difoosion como Alfa Beta Juega ou Urban Tecno. Ele gosta de estar atualizado com as notícias, assim como de leitura, videogames e qualquer outra forma de expressão cultural.

Os mais recentes de Daniel García

Diretrizes Editoriais