Anúncio

Artigo

Windows 8.1 Update 1: uma atualização que traz simplicidade?

Windows 8.1 Update 1: uma atualização que traz simplicidade?
Baptiste Brassart

Baptiste Brassart

  • Atualizado:

Poucos meses antes do suposto lançamento do Windows 8.1 Update 1, a futura atualização foi vazada pelo site WinClub.pl. Esta versão de demonstração confirma alguns rumores, mas ainda deixa muitos sem resposta. É hora de conferir o que está por vir para o Windows 8.1.

O Windows 8.1 Update 1 deve ser disponibilizado em março. Ou não. Apesar disso, esta versão ainda em desenvolvimento deve ser modificada pela Microsoft antes de ser oferecida para download gratuito.

O resumo ao final de nossa análise completa: a Microsoft quer atender ainda aos vários usuários de mouse, sem sacrificar a nova interface Metro/Modern. Um exercício de equilíbrio muito delicado, mas que não deve incomodar os usuários. Aqui estão os novos recursos principais do Windows 8.1 Update 1, explicados em poucas palavras.

A tela inicial inclui um novo menu

A nova tela inicial do Windows 8.1, reconhecível graças às suas miniaturas dinâmicas, agora exibe um novo menu pensado para os usuários de mouse. Localizado no lado direito da tela, oferece três opções diferentes: acesso rápido às configurações de conta de usuário, um atalho para o sistema de busca do Windows e, finalmente, a possibilidade de hibernar, reiniciar ou desligar o PC diretamente da tela inicial.

Projetado principalmente para computadores de mesa, mas perfeitamente compatível com dispositivos de toque, essas novas opções finalmente permitem desligar o PC em poucos passos.

Fixar aplicativos Metro na barra de tarefas da área de trabalho

Segunda grande novidade: a possibilidade de fixar aplicativos “Modern” na barra de tarefas tradicional do desktop. A equipe da Microsoft parece ter tomado a decisão a contra gosto. A mudança levou muitos meses após o lançamento do Windows 8 e provavelmente foi motivada pela insatisfação de muitos usuários.

Para encontrar os seus apps favoritos no desktop, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer aplicativo Metro para removê-lo da tela inicial, fixá-lo na barra tarefas, desinstalá-lo ou redimensioná-lo. O menu agora aparece sob o cursor do mouse e não mais na parte inferior da tela, como no Windows 8.1.

Se você usa um tablet, a opção também está disponível, fazendo um toque longo no bloco dinâmico.

Iniciando o desktop padrão… não imediatamente

É impossível falar de uma atualização para o Windows 8.1 sem citar a inicialização padrão. Muitos rumores diziam que o Update 1 abriria a área de trabalho tradicional por padrão. Este ainda não é o caso, pelo menos não nesta versão de testes.

A possibilidade de evitar a tela inicial ainda não é a opção padrão. Ela provavelmente será finalizada em março, com o lançamento da atualização.

Uma opção para mostrar/ocultar os aplicativos “Metro” na barra de tarefas

Com o desenvolvimento do Windows 8.1 Update 1, a Microsoft responde a várias críticas, expandindo o leque de possibilidades, oferecendo mais opções para o usuário. Para usuários de tablet, por exemplo, o fato de ver os apps Metro na barra de tarefas não é necessariamente muito útil. Neste caso, eles só precisam desativar a opção “Exibir aplicativos Metro na barra de tarefas” na tela de propriedades da própria barra.

Um novo menu para todos os aplicativos modernos

Se você não abandonou o seu amado teclado e mouse, também deve aproveitar esta opção. Apps “Metro” agora exibem uma faixa de contexto no topo da tela. Ela dá acesso a um menu – o ícone do programa à esquerda da tela – para fechar o aplicativo, minimizar ou dividir a tela em duas ou mais partes, enquanto na direita ficam um botão para minimizar e a tradicional cruz para fechar os programas no Windows.

Mais novidades na lateral da barra de tarefas

Está claro que a clássica barra do Windows é especialmente lembrada nesta atualização, às vezes chamado de Windows 8.1 2014. Uma vez que os aplicativos “Metro” estejam fixados na barra de tarefas, agora é possível, depois de clicar num deles, analisar quais estão abertos passando o cursor do mouse sobre a barra de tarefas. Um ganho de produtividade para quem usa os serviços da Windows Store, mas ainda não tem dispositivos com tela sensível ao toque.

Depois de clicar no aplicativo selecionado, a barra de tarefas desaparece, dando lugar ao modo de tela cheia. Observe também que a nova bandeira de notificação, presente em todos os aplicativos “Metro” no topo da tela, funciona em conjunto com a barra de tarefas.

Muitas melhorias discretas

O Windows 8.1 Update 1 promete ainda uma série de pequenas mudanças, como ordenar alfabeticamente o menu “Todos os aplicativos”.

Nossa opinião

A Microsoft continua hesitante. A adoção do Windows 8.1 pelos usuários está longe de ser arrebatadora. Esta atualização – lembre-se de que ela ainda está em desenvolvimento – foi projetada principalmente para computadores desktop e seus donos que ainda usam teclado e mouse. Ainda que o Update 1 siga na direção certa, não dá para não ficar com a impressão de que é algo menor antes da Microsoft arrumar a casa de vez com o Windows 9.

E você, já instalou o Windows 8.1?

[Artigo original em francês]

Baptiste Brassart

Baptiste Brassart

Os mais recentes de Baptiste Brassart

Diretrizes Editoriais