30 anos de Windows: uma viagem ao passado com emuladores do sistema operacional

Windows vira balzaquiano! No dia 10 de novembro de 1983, a Microsoft apresentou ao público o sistema operacional Windows. Para a gigante do software, o evento foi um verdadeiro marco, apesar do lançamento do programa ser realizado apenas dois anos depois. Hoje, 30 anos depois, lembramos que versões do Windows que tanto amamos e outras que odiamos. Estes emuladores web farão você voltar no tempo e rever o Windows 1.0, 3.0, 95, ME, 2000, XP e Vista. Você está pronto para realizar essa viagem?

Do ponto de vista atual, as primeiras versões do Windows são tão simples que você pode rodá-las facilmente no seu navegador com um emulador de Windows. Com versões mais recentes, o processo é mais complicado, mas vale a pena para ter uma lembrança nostálgica do Windows XP e do Vista. Os emuladores e simuladores de Windows certamente trarão de volta algumas recordações…

Windows 1.01

A primeira versão do Windows foi lançada em 20 de novembro de 1985. A reação do público foi bastante limitada, porque sem periféricos caros (na época), como mouse, disco rígido e expansão de memória, o Windows não tinha nenhuma utilidade real.

Atualmente, isso é até difícil de imaginar! Hoje, para executar o Windows 1.01, tudo o que você precisa é de um navegador web e Java. Com o emulador de PC PCE.js, desenvolvido por James Friend, você pode usar um IBM PC XT completo, com drive de disquete e Windows 1.01. Entretanto, a primeira versão do Windows não é capaz de muito… Talvez você possa jogar uma partida do clássico Reversi!

Windows 3.0

Com o mesmo PCE.js, você pode experimentar o Windows 3.0 no navegador. A terceira versão do Windows representou um verdadeiro sucesso comercial. (O Windows 2.0 deu início a uma disputa de direitos autorais com a Apple, que acusava a Microsoft de ter copiado alguns recursos, como as janelas sobrepostas.)

Se por uma lado o emulador do Windows 3.0 reproduz com fidelidade a interface do sistema, por outro peca por não funcionar com o mouse. Você terá que fazer acrobacias com os dedos no teclado para descobrir os atalhos para navegar. Para ajudar, use as setas e o tecla “ALT” para se mover pelos menus. Será como trabalhar sobre uma mesa completamente bagunçada. Quem sabe um pouco do Paciência não faz você se sentir melhor?

Você ainda pode instalar uma versão do velho Macintosh da Apple, pois existe um emulador baseado no sistema 7.0.1 de 1993. Nesse mesmo ano, aliás, também foi lançado o Windows 3.1. Instale os dois e veja qual parece mais divertido – sabendo que o emulador do Mac leva vantagem porque nele o mouse funciona!

Windows 3.1

Nenhum emulador do Windows 3.1 está disponível, mas você encontra uma simulação web bastante interessante em www.michaelv.org. O simulador capta a verdadeira sensação de funcionamento do Windows 3.1. O programador teve o cuidado até de reproduzir programas clássicos da versão, como o Campo Minado e a Calculadora. O Media Player blefa um pouco – na verdade ele carrega vídeos do YouTube!

Windows 95

O “simulador” de Windows 95 ilustra, de maneira bastante irônica, a instabilidade desta versão do Windows. Apesar disso, o Windows 95 foi, sem dúvida, um grande marco na história do sistema operacional: o processador de 32 bits suportava, pela primeira vez, a função multitarefa, que permitia executar vários programas paralelamente. Porém, o Windows 95 ainda era extremamente desafiador de usar e travava o tempo todo.

Windows 98, Windows ME, Windows 2000, XP e Vista

É possível encontrar na internet simuladores do Windows 98 até o Windows Vista, apresentados de forma bastante versátil: com apenas um clique, você escolhe a versão do Windows que deseja e pode conferir os principais programas. Todos os elementos clicáveis são mostrados com uma cor diferente, de forma que você confere todas as características que pode explorar rapidamente.

Windows XP ao Windows 7

Descobrimos um tipo bastante diferente de emuladores de Windows no Newgrounds. O site possui versões em Flash de alguns Windows, como XP, Visto e Windows 7. Os desenvolvedores fazem graça com algumas características típicas do Windows, como (falhas de) segurança, mensagens engraçadas e travamentos do sistema. Um bom exemplo é o simulador do Windows Vista chamado Windows Doors Ultimate. O sistema inclui até um aplicativo de rádio na barra de widgets para você selecionar uma música de fundo.

Você encontrará diversos simuladores curiosos como este em cada uma dessas páginas do Newgrounds. Até mesmo os nomes são uma piada: Windows Mista, Windows ABC SP2 or Windows 6012!

Depois de dar uma boa olhada nas versões antigas do Windows, uma coisa fica muito clara: o pior do Windows ficou para trás. O atual Windows 8.1 é estável, poderoso e bastante versátil – principalmente graças à nova interface tátil.

É verdade que há muitas reclamações sobre o Windows 8.1, mas todas já foram feitas antes. As novas versões do Windows sempre tiveram problemas. O padrão da Microsoft é lançar produtos que ainda não estão prontos e melhorá-los por meio de atualizações, como foi o caso do Windows 8 e o Windows 8.1.

E você, tem boas ou más lembranças das versões antigas do Windows? Escreva nos comentários.

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários