Winamp chega ao fim após mais de 15 anos de história

Winamp chega ao fim após mais de 15 anos de história

O Winamp encerrará suas atividades no próximo dia 20 de dezembro. O popular tocador de MP3, lançado em 1997, ganhou notoriedade logo no início dos anos 2000, principalmente graças à sua ampla capacidade de personalização e compatibilidade com a maioria dos formatos de áudio.

Em 2002, a Nullsoft, desenvolvedora do software, foi comprada pelo conglomerado AOL Time-Warner por US$ 80 milhões. Apesar de ter lançado versões do Winamp para Android e Mac, o programa nunca decolou em outras plataformas além do Windows. No Mac, a forte concorrência do iTunes, que já vem instalado em todos os computadores, foi o grande responsável pelo fracasso.

O Winamp não divulgou nenhuma explicação sobre o fim do programa. A única mensagem publicada no site oficial diz:

Winamp.com e seus serviços web associados não estarão mais disponíveis após 20 de dezembro de 2013. Além disso, os players Winamp Media não estarão disponível para download. Agradecemos que você faça o download da versão mais recente antes dessa data. Veja as notas de lançamento para conhecer as melhorias desta última versão. Obrigado por apoiar a comunidade Winamp por mais de 15 anos.

Se você quiser baixar a última versão do Winamp, ainda dá tempo, mas saiba que o programa não receberá mais atualizações ou suporte. Uma alternativa atual e bastante popular – também graças à ampla compatibilidade com arquivos de áudio e vídeo – é o VLC media player.

Download do Winamp para Windows

Ver todos os comentários
Carregando comentários