Anúncio

Artigo

WhatsApp vence a guerra dos aplicativos de mensagens

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Uma pesquisa realizada pela On Device confirma o que muita gente já sabia: na guerra dos aplicativos de mensagens para celular, o Facebook ocupa o segundo lugar na preferência dos usuários. Também como esperado, o WhatsApp é o líder.

A pesquisa foi realizada em novembro deste ano, com 3.759 pessoas em cinco países ao redor do mundo: Brasil, Estados Unidos, África do Sul, China e Indonésia. A pergunta feita aos entrevistados era “Qual aplicativo de mensagens você usa pelo menos uma vez por semana?”. O resultado: WhatsApp foi o app mais citado em 44% dos casos. Facebook Messenger, com 35%, e WeChat, com 28%, ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Twitter, BBM e Skype aparecem em seguida.

WhatsApp vence a guerra dos aplicativos de mensagens

A grande surpresa da pesquisa é a ausência do LINE, que possui uma legião de fãs no oriente asiático e vem conquistando cada vez mais seguidores também nos países ocidentais. Outro destaque do resultado é a quinta colocação do BBM, que até bem pouco tempo era exclusivo dos aparelhos BlackBerry e só ganhou versões para Android e iPhone há menos de dois meses.

A liderança do WhatsApp em mercados tão divergentes também merece atenção especial. Dos aplicativos citados, o WhatsApp é o único que cobra uma assinatura a partir do segundo ano de uso. Todos os outros são grátis. Além disso, o WhatsApp até hoje não aderiu à moda dos stickers, um verdadeiro sucesso entre os usuários e um meio de monetização para as empresas. A mesma pesquisa mostra que 40% dos entrevistados usam os famosos adesivos, sendo que 20% destes já compraram as figurinhas pelo menos uma vez.

Será que o WhatsApp conseguirá resistir ao apelo visual dos stickers?

Artigo relacionado

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais