WhatsApp melhora segurança com sistema de criptografia “end to end”

WhatsApp implementa novo sistema de segurança

O WhatsApp anunciou uma importante atualização de segurança. Graças a uma colaboração com a Open Whisper Systems, uma empresa especializada na criptografia de apps de mensagens, o líder do gênero incluirá criptografia “end to end”.

Isso significa um grande salto no que se refere à segurança do WhatsApp. O que a princípio parece apenas uma atualização técnica é, na verdade, uma melhora notável para o app. Com a criptografia de mensagens “end to end”, o WhatsApp passa à frente de concorrentes como o Gmail e o Facebook Messenger.

Com mais de 600 milhões de usuários ativos, trata-se do maior sistema da história a implementar um protocolo de segurança tão complexo. Alguns outros apps minoritários, como Cryptocat, Silent Text e Telegram, contam com recursos semelhantes, mas a quantidade de usuários nestes casos é consideravelmente inferior.

Até agora temos que reconhecer que Jan Koum, CEO do WhatsApp, disse a verdade quando prometeu que, apesar da compra da ferramenta pelo Facebook, o desenvolvimento do WhatsApp se manteria independente. Além disso, não surpreende que a introdução do sistema de criptografia de código aberto aconteça na mesma semana em que a empresa fez uma doação de um milhão de dólares à fundação FreeBSD, também responsável por ajudar programadores “open source”.

A criptografia chegará primeiro somente à versão para Android, mas espera-se para breve o novo sistema de segurança também no WhatsApp para iPhone.

O que você acha do WhatsApp melhorar a segurança das mensagens que você envia?

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários