Como visualizar uma unidade de disco sem ícone ou letra no Meu Computador

Como visualizar uma unidade de disco sem ícone ou letra no Meu Computador

Você conecta um pen drive no computador, escuta os alertas corretamente, mas…. O ícone correspondente não aparece na seção Meu Computador. Por algum motivo, o disco não tem uma letra associada. Mas isso tem uma solução bem fácil.

Há pouco tempo, descobri um utilitário que serve precisamente para resgatar memórias ou discos USB que não são mostrados pelo Windows. É grátis, leve e se chama SeeMe.

O que o SeeMe faz é simples mas importante: dá visibilidade aos discos invisíveis na área Meu Computador. E o melhor de tudo é que não é preciso ser um especialista para utilizá-lo.

Para mostrar como o SeeMe funciona, peguei uma memória que, ao ser conectadas, acende uma luz e faz barulho, mas que, por outro lado, o Windows não detecta nem para comunicar erros.

1. Conecte o pen drive ou HD USB no PC

O primeiro passo não é simples: antes de tentar, é preciso ter certeza que o pen drive ou disco USB estejam bem conectados. Quando o disco estiver conectado, deixe passar alguns minutos. Talvez você escute este som, mas, se isso não acontecer, não se preocupe.

Se aparecer uma tela pedindo para formatar a memória, então o disco sim foi detectado, e, neste caso, será preciso tentar outro tipo de recuperação como o Partition Wizard, já que é um problema de partições.

2. Abra o SeeMe e procure o disco na tabela

A janela do SeeMe mostra uma tabela com todos os discos do computador, incluindo CDs e DVDs que tenham sido inseridos na máquina. A coluna que o interessa é a segunda, Eligible.

SeeMe mostra o panorama de discos do computador

Se em Eligible aparecer um Y (de Yes), trata-se de um disco invisível em busca de letra. Você pode confirmar que não há uma letra na terceira coluna, Ltr, e que é do tipo externo na sexta, Type.

3. Selecione o disco ou a partição e clique em Go

O último passo é o mais simples. Selecione o disco e clique no botão Go. O SeeMe, então, perguntará se você quer atribuir uma letra ao disco selecionado. Diga que sim (Yes).

Dê uma letra para unidade de disco removível

Em alguns segundos, a operação será finalizada. O SeeMe usa o utilitário oficial DiskPart do Windows. Isso torna o processo mais confiável e demonstra que você está em boas mãos. Quando o SeeMe terminar, surgirá esta janela de confirmação.

Janela de confirmação com a letra do disco escolhida

Se agora você voltar a conectar o HD ou o pen drive, verá a letra do dispositivo no Meu Computador e a clássica janela de ações disponíveis.

Dispositivo detectado pelo Windows

Minha memória USB “Lalo” voltou a ter letra de unidade e a ser exibida

O SeeMe não deve faltar em seu pacote de reparações

SeeMe é uma grata surpresa. Consegui testá-lo com várias memórias e discos que meus amigos já consideravam perdidos, e a maioria voltou a aparecer em Meu Computador. Com outras memórias não funcionou, mas talvez porque tivessem problemas diferentes. Se o dispositivo estiver fisicamente danificado, não é possível fazer muita coisa.

Baixar SeeMe para Windows

O SeeMe resolveu seu problema?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Ver todos os comentários
Carregando comentários