Anúncio

Artigo

Vírus altera boleto bancário e manda dinheiro para conta de golpistas

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Um vírus identificado pelo site Linha Defensiva, especializado em segurança e privacidade online, pode causar grandes danos ao seu bolso. Os programas “Mypony1” e “Mypony2” detectam quando um boleto bancário é visualizado no navegador, alteram os números da linha digitável do documento, corrompem o código de barras e desviam o destino do pagamento.

Não importa de que banco seja o documento. Primeiro, os programas mandam os dados reais da conta para um servidor online. Então, recebem de volta as informações fraudulentas que devem ser adicionadas ao boleto. Como os vírus não modificam dados como o logo do banco, o valor a pagar e a data de vencimento, é complicado notar as diferenças entre o original e o falsificado.

Como os vírus agem em tempo real, eles vão alternando entre contas bancárias de vários golpistas para dificultar o rastreamento da fraude. Outras de suas capacidades são desabilitar softwares de segurança do computador e roubar senhas do Facebook e do Hotmail com o fim de disseminar pragas virtuais.

Para saber se o seu boleto foi modificado, fique atento a possíveis “buracos” no código de barras, como os da imagem deste post, e verifique se o código do banco corresponde realmente ao logo do documento. Para isso, você pode usar esta lista de códigos da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). O grande problema destes vírus é que, se você imprimir o boleto alterado, vai mandar o dinheiro para contas erradas mesmo se fizer o pagamento na boca do caixa.

De acordo com as webs Linha Defensiva e VirusTotal, serviço grátis que analisa arquivos e URLs suspeitas, estes vírus estão em circulação há pelo menos três semanas. A parte boa é que os antivírus mais populares do mercado têm conseguido identificá-lo com facilidade.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais