Artigo
Vire um DJ usando seu tablet Android


- 6 de agosto de 2014
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:43

Entre os aplicativos para improvisar como DJ, alguns se destacam no Google Play. Testamos e comparamos os três melhores atualmente: Cross DJ, DJ Studio 5 e eDJing. Todos estão disponíveis gratuitamente.
Munido de um tablet Nexus 10, coloquei esses aplicativos à prova. Os critérios utilizados foram os seguintes: qualidade de interface, eficiência do sistema de áudio ao sincronizar músicas automaticamente, quantidade e qualidade de efeitos, número de faixas disponíveis e estabilidade.
Qualidade geral da interface
Mais do que em outros tipos de programas, a qualidade da interface é determinante. Por quê? Porque o DJ deve acessar rapidamente todos os menus, botões e indicadores à disposição, sob pena de se perder no meio do processo.
Com relação a isso, o Cross DJ vence os concorrentes com sobra. Sua interface tem botões adequados a dispositivos táteis e fornece informações importantes de primeira. Por isso, é bastante fácil de entender.
A equipe da MixVibes, responsável pelo Cross DJ, adaptou muito bem a interface do programa
Para ilustrar o bom resultado do Cross DJ, veja a interface do DJ Studio 5. Os botões e menus são pequenos e pouco visíveis, a tela principal é quase desnecessária e, por último, o formato de leitura é bem inadequado, com sistema de rolagem.
No DJ Studio 5, a exibição da vitrola não tem muita utilidade, já que não é possível controlar o disco com os dedos
O eDJing fica no meio do caminho. A interface tem dois inconvenientes de peso: falta um indicador preciso de pitch e uma ferramenta para sincronizar a união de duas faixas – problema também visto no DJ Studio 5. Neste último caso, a visão de músicas durante a reprodução, no topo da tela, não mostra os momentos mais calmos da canção, ideais para serem misturados com outra faixa.
A qualidade da interface do eDJing é medida em comparação com outros programas profissionais
Nosso vencedor: Cross DJ, que apresenta uma interface quase tão bem produzida como a do Traktor DJ para iPad.
Eficiência do sistema de áudio
O sistema de sincronização tem um papel fundamental neste tipo de aplicativos. É graças a ele que a magia acontece. Ao pressionar o botão Sync, os graves e agudos de uma música são alinhados com a outra canção. Nesse momento a mixagem fica mais agradável aos ouvidos e não uma confusão sonora.
Isso é tão importante neste tipo de aplicativo por duas razões: em primeiro lugar porque, conectando os fones ao tablet, você não terá retorno nem a possibilidade de escutar a mixagem antes de reproduzi-la ao vivo. Neste caso, apenas os indicadores visuais podem dar uma ideia do mix em reprodução. E você já sabe que eles são pouco práticos.
A segunda razão que justifica a importância da sincronização em um aplicativo deste tipo são os botões para controlar o tempo da canção – pitch, em inglês – que geralmente ruins, pois estão pouco adaptados às telas táteis e/ou mal posicionados.
Destes três aplicativos de mixagem para Android, o Cross DJ é o app com melhor esquema de sincronização. É difícil encontrar falhas nele com relação a este ponto. A função de sincronização funciona redonda, sem problemas. E isso não é um golpe de sorte: sua desenvolvedora MixVibes trabalha há mais de 15 anos nesse campo.
Na segunda posição, encontramos o eDJing, que, de modo geral, cumpre sua missão, mas às vezes tem dificuldade de reconhecer o tempo exato de uma canção. Ainda apreciamos o fato de o botão de sincronização ficar vermelho quando as pistas não seguem o mesmo tempo.
Finalmente, o DJ Studio 5 fecha o pelotão. A função automática de sincronização não é nada confiável.
Nosso vencedor: de novo o Cross DJ
Quantidade, qualidade e relevância dos efeitos sonoros
Para se autoproclamar DJ, não é suficiente mixar duas músicas que soem bem juntas. A generalização da sincronização automática oferece mais tempo ao DJ para adicionar efeitos à pista de áudio final.
E qual é, entre esses três aplicativos, o que oferece os efeitos de som de melhor qualidade? A resposta segue abaixo.
Além das definições tradicionais de agudos, médios e graves, o Cross DJ oferece dois efeitos principais: o LowPass, que destaca as baixas frequências da música, e uma espécie de caixa de ritmos simplificada para criar loops a partir de medidas específicas. Todos os outros efeitos devem ser comprados no próprio app.
O efeito LowPass do Cross DJ, simples e bastante eficaz
Mesmo que sejam poucos, os efeitos do Cross DJ se destacam entre os concorrentes. A qualidade sonora se mantém e o sistema de áudio desenvolvido pela MixVibes dá seus melhores resultados ao criar loops. O resultado final é agradável, simples e estimula a compra de outros efeitos.
Acaba sendo difícil voltar ao DJ Studio 5, que tem a maior quantidade de efeitos, mas sem tanta qualidade.
O painel de controle, por exemplo, é de difícil acesso. Os botões foram mal pensados e são difíceis de controlar. O resultado sonoro é ruim no geral, consequência de um sistema com pouca qualidade. Para conseguir boas mixagens, aconselho usar apenas os botões de agudos, médios e graves da seção EQ.
O app eDJing fica com o segundo posto. O lugar reservado para as variações sonoras é mal pensado e os ícones dos efeitos são incompreensíveis, com um botão para criar loops particularmente esquisito.
Reconheço sem problemas o ícone do equalizador, mas os demais…
Quanto à eficiência, está mais próximo do Cross DJ. A qualidade sonora não está muito deteriorada e o motor de áudio permite algumas brincadeiras, mesmo que se tenha as mesmas sensações obtidas com o Cross DJ.
Nosso vencedor: Cross DJ de novo…
Catálogo de títulos disponíveis
Esta seção está dedicada unicamente ao eDJing. É o único aplicativo capaz de acessar sites de streaming de músicas. Você pode associá-lo com o Deezer e Soundcloud. Uma vantagem importante pelo amplo catálogo de tecno e eletrônica.
Com o eDJing, você pode mixar todas as pistas públicas do Soundcloud
Embora o eDJing para Android não consegue pré-visualizar as listas de reprodução, ele consegue buscar o conteúdo diretamente no Soundcloud e carregar a faixa na mesa virtual. O único fato a ser lamentado é a conexão com os serviços de streaming: ainda está longe de ser confiável ou estável.
Nosso vencedor: eDJing
Estabilidade geral do aplicativo
A estabilidade pode ser o que diferencia um app profissional de um para passar o tempo. Em meio a uma atuação, não dá para permitir qualquer acidente.
Com o Cross DJ, sofri algum bloqueio inesperado do app em momentos de grande demanda técnica. De resto, o Cross DJ funcionou sem erros.
O eDJing teve problemas, sobretudo, ao carregar canções oriundas do Soundcloud.
O DJ Studio 5 é o único que deu apenas um problema. Assim, trata-se de sua principal vantagem.
Nosso vencedor: DJ Studio 5
Nossos resultados
Se deseja ter apenas um app de DJ no seu tablet Android, escolha o Cross DJ e esqueça os demais. O app da MixVibes é superior ao eDJung e ao DJ Studio 5 em quase tudo e possui um sistema de áudio que funciona muito bem no Android.
O vídeo promocional fala do “primeiro aplicativo profissional para DJ no Android”, mas seria mais correto falar do primeiro e app de DJ autenticamente criado para Android.
Leia também:

Os mais recentes de Baptiste Brassart
Também pode te interessar
- Notícias
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
- Notícias
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
- Notícias
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
- Notícias
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
- Notícias
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
- Notícias
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais