Anúncio

Artigo

Viber Out prova que a era da internet em todos os lugares ainda está longe

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

O Viber Out permite fazer chamadas para qualquer número de telefone. Novidade? Não. Mas sua chegada demonstra que ainda estamos a anos-luz da tão propagada conectividade global.

Neste momento, temos cerca de 1,4 bilhão de smartphones em todo mundo. É um número gigantesco, mas comparado com os sete bilhões de celulares (ou feature phones) que há em todo o mundo, essa cifra fica um tanto apagada. Na Índia, por exemplo, mais de 80% dos telefones móveis são similares àqueles simples Nokia que usávamos no Ocidente há dez anos e que não tem acesso nem a internet, nem a apps. Logo, a guerra Android vs. iOS não chegou a mercados como esse.

Viber Out prova que a era da internet em todos os lugares ainda está longe

Proporção Smartphones x Feature Phones (celulares sem acesso a apps e internet) (Fonte: IDC)

Em resumo: a grande maioria da população mundial não sabe o que é o WhatsApp. Os torpedos SMS gozam de muita boa saúde, obrigado, e o tráfego de ligações está longe de diminuir. Pode ser que na Califórnia já não se use o telefone para fazer chamadas comuns, mas basta visitar uma capital africana para se dar conta de que a população local ainda se conecta a partir de cibercafés e envia mensagens para quase tudo, mesmo aqueles que já tem um smartphone.

Porcentagem de smartphones sobre a população de quatro países subsaarianos (Fonte: Quartz)

Viber Out é um lançamento inteligente… e humilde

O Viber lançou o Out com um mês de antecedência por uma causa nobre: dar suporte aos afetados pelo furacão Haiyan, que devastou as Filipinas. Neste país, com quase 100 milhões de habitantes, apenas 33% da população têm acesso a internet, sendo que a maioria se conecta a partir da própria casa. Logo, quando as redes móveis caem ou não estão presentes, o telefone fixo segue sendo o meio mais confiável. Incluindo as áreas menos conectadas do mundo, as redes móveis falham quando acontece uma emergência.

Em uma zona assolada por um desastre natural, já é muito poder contar com a telefonia fixa

Lançar um serviço aparentemente sem novidades como o suporte a SMS para o Google Hangouts ou chamadas a qualquer telefone a partir do Viber Out não é um passo atrás por parte das empresas responsáveis por esses serviços, mas sim um ato de humildade. É o reconhecimento de que o mundo não se restringe à minoria mais afortunada que pode se conectar à web de qualquer lugar. Ao menos até que o Google consiga conectar todo o planeta a partir de 2014, com seus balões aeroestáticos.

E o que você acha da possibilidade de usar o Viber para fazer chamadas telefônicas?

[Artigo original em espanhol]

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais