As versões antigas do Yahoo! Mail, incluindo o Yahoo! Mail Classic, deixam de existir a partir de hoje, 3 de junho. Agora elas dão lugar definitivo à nova edição do serviço. A mudança é obrigatória e exige que o usuário aceite a exibição de anúncios na interface do seu correio eletrônico.
Quem não concordar com as alterações terá de fechar sua conta. Além dessa alternativa, o Yahoo! explica que é possível “evitar” o novo design lendo os e-mails recebidos por meio de programas como o Outlook e o Mac Mail.
O novo design do Yahoo! Mail foi lançado em dezembro de 2012 e é o mesmo presente nos aplicativos do correio eletrônico para Android, iPhone e Windows 8. Na época, as modificações foram informadas por e-mail. Porém, desde então, não houve uma comunicação efetiva da nova política de privacidade.
Em uma página de ajuda ao usuário, o Yahoo! dá mais detalhes sobre o novo e definitivo Yahoo! Mail: “Quando você faz a atualização, aceita nossos Termos de Serviço de Comunicações e Política de Privacidade. Isso inclui a aceitação da exploração automatizada de conteúdo e a análise de suas comunicações, que o Yahoo! usa para criar e lançar novas funcionalidades, publicidade relevante e proteção contra abusos”.
Ver anúncios no Yahoo! Mail é agora inevitável. O que você pode fazer é dizer se deseja ver publicidade genérica ou contextual. Para isso, basta visitar a página da Política de Privacidade do Yahoo! e clicar em “Gerenciador de Anúncios”, uma ferramenta ainda em fase beta.