“V de Vinagre”: novo jogo para Facebook satiriza violência policial

“V de Vinagre”: novo jogo para Facebook satiriza violência policial

As manifestações contra o aumento da tarifa do ônibus em São Paulo estão repercutindo até no mundo do software. Depois de um participante dos protestos ser impedido de se juntar à uma passeata por carregar uma garrafa de vinagre, a desenvolvedora Flux Game Studio criou um jogo chamado “V de Vinagre”, uma brincadeira baseada na famosa história em quadrinhos “V de Vingança”.

Ao abrir o game, o usuário é informado: “Gente, portar vinagre agora é crime em SP. Tome cuidado para não tomar borrachada ou ser preso”. No título, você assume o papel de manifestante e terá de fugir da polícia, ao mesmo tempo em que recolhe garrafas de vinagre.

É possível pular e deslizar, e quanto mais tempo se mantém intacto, mais policiais surgem no cenário. Caso caia nas garras de um deles, terá de aguentar cacetadas e muito gás lacrimogêneo. É interessante ver também como o jogador evolui no game. Quando mais você foge da polícia e recolhe garrafas de vinagre, passa de um simples “meliante” a “vândalo” e outros graus de delinquência.

Na página oficial do game no Facebook, seus criadores comentam: “Este jogo é a forma de protesto de seus autores e da Flux Game Studio contra a descabida violência desprendida pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para impedir a manifestação contra o aumento no preço do transporte público no dia 13 de junho de 2013”. E acrescentam: “Foi desenvolvido em 18 horas como nossa forma de aumentar a conscientização sobre um tema de um modo diferente e divertido”.

Carregando comentários