Como usar o WhatsApp no seu navegador

Como usar o WhatsApp no seu navegador

Ok, vamos admitir: o WhatsApp é um sucesso impressionante. O aplicativo de mensagens instantâneas que usa a internet do celular praticamente matou o SMS e virou mania nos celulares do mundo inteiro. Nós até criamos uma série com tudo sobre o WhatsApp, tamanha a quantidade de informação que existe sobre o app.

Por outro lado, quem não tem um smartphone fica chupando o dedo: o WhatsApp insiste em não lançar uma versão para Windows, Mac ou que funcione no navegador. Ainda que você possa usar o WhatsApp no PC por meio de um aplicativo web, não é a mesma coisa…

A boa notícia é que, com o Manymo, um emulador online, você consegue fazer o WhatsApp rodar no seu browser, em poucos passos e sem complicações. Veja como:

Antes, um aviso: não dá para usar o WhatsApp no navegador e no smartphone ao mesmo tempo! Este tutorial é apenas para quem não tem o WhatsApp instalado no celular.

1. Baixe o arquivo APK do WhatsApp

Para começar, você precisa baixar o arquivo APK do WhatsApp. “Onde, no Google Play?” Não. Para baixar o APK do WhatsApp, vá à página de download do aplicativo. Não sabe o endereço? Clique na imagem:

2. Crie uma conta grátis no Manymo

O Manymo é o serviço que vamos usar para emular o WhatsApp no nosso browser. Para rodar o WhatsApp no Manymo, você precisa criar uma conta. O processo é rápido e sem estresse.

Ao criar uma conta, você também terá uma espécie de “Meus Emuladores”, com os aplicativos mais usados sempre disponíveis.

3. Suba o arquivo do WhatsApp

Depois de criar a sua conta, clique em “Launch Emulators”, no canto superior direito do Manymo, como na imagem:

Na tela seguinte, algumas opções de emuladores serão exibidas. Entretanto, o que nos interessa é rodar o WhatsApp no browser e, para isso, clicamos em “App”, ao lado de “Launch With:”.

Em seguida, clique em “Browse” e selecione o arquivo APK  do WhatsApp: aquele mesmo que você baixou anteriormente.

4. Rode o WhatsApp no emulador

Depois de subir o arquivo do WhatsApp, serão exibidas algumas opções de resoluções de tela para que você rode o aplicativo. Escolha a que preferir e clique em “Launch”:

O WhatsApp começa a tomar forma no seu navegador.

5. Confirme o número do seu celular

Como no WhatsApp para celulares, obviamente que você precisa ter um número válido para rodar o serviço. O WhatsApp manda um SMS com um código de confirmação. Como você não está usando um celular real, você precisa enganar o Manymo…

A mensagem de verificação de SMS do WhatsApp vai falhar, obviamente. O WhatsApp oferecerá a opção de ligar para o seu número de celular e uma gravação repetirá o código de confirmação.

Então, aumente o volume do seu computador e atenda a chamada.

Anote e/ou digite o código de confirmação de seis dígitos no campo correspondente.

Pronto! O WhatsApp já está pronto para funcionar.

Desvantagens

  • Não é o WhatsApp e não tem todas as funcionalidades do aplicativo original;
  • Os contatos não existem! Além disso, o Manymo não permite (ainda) que você importe seus contatos de, por exemplo, uma conta do Google;
  • Lento, o Manymo é bem lento – como praticamente qualquer outro emulador;
  • Em iPods, iPads e tablets em geral, o teclado lateral fica bem pequeno. Além disso, não é possível usar o teclado padrão destes dispositivos.

E então, que tal experimentar o WhatsApp no seu browser? Sem dúvidas, é uma excelente opção para quem não tem um smartphone.

Para saber tudo sobre o WhatsApp, consulte o nosso guia:

Ver todos os comentários
Carregando comentários