Conheça o Twitch, uma mistura de jogos, Web TV e streaming

O que é o Twitch?

Você ainda não conhece o Twitch? O serviço de streaming já estava na mídia antes de ser comprado pela Amazon por apresentar cifras estratosféricas: mais de 45 milhões de usuários por mês. Também conhecido como Twitch.tv, neste artigo nós explicamos para que serve esta plataforma de vídeos online especializada em games.

Jogos ao vivo, jargões de gamers e linguagem visual

Para a maioria de nós, o primeiro contato com o Twitch acontece por meio do seu site. Este serviço de reprodução online sempre transmite um vídeo em tempo real na sua página de boas-vindas.

Página principal do Twitch.tvÀ primeira vista, o site do Twitch pode parecer um pouco intimidador para os novatos

Esse é o ponto-chave do Twitch: os jogadores podem transmitir facilmente suas partidas, ao vivo ou gravadas, e compartilhar suas experiências tanto com os amigos como com internautas do mundo todo.

Mas quando falamos de audiência, também falamos de concorrentes. Twitch é a forma mais simples e interativa de seguir as mais importantes competições de jogos esporte eletrônico. Estes campeonatos, no quais participam jogadores profissionais, muitas vezes distribuem milhões de dólares em prêmios.

Recentemente, o Twitch lançou aplicativos móveis para Android e iOS (iPhone e iPad), que permitem acessar todos os vídeos da plataforma. Os usuários registrados podem também fazer comentários em tempo real.

Durante as transmissões em tempo real do Twitch, o protagonista do vídeo geralmente filma a si mesmo com uma webcam enquanto emite sua partida ao vivo. Além disso, os gamers ocasionalmente conversam por meio de uma linguagem própria e sem papas na língua, muitas vezes incompreensível – ou até ofensiva – para os iniciantes e leigos em videojogos.

Não há censura no Twitch! Insultos e palavrões fazem parte da cultura da plataforma.

O YouTube dos jogos online

Como você já deve ter entendido, o portal de vídeos Twitch está focado principalmente – para não dizer exclusivamente – nos gamers. Atualmente, trata-se de um dos espaços mais ativos relacionados com a cultura dos jogos eletrônicos.

Para entender melhor em que consiste o Twitch, mostraremos a seguir alguns pontos em comum que este serviço de streaming compartilha com o YouTube.

Em primeiro lugar, é possível curtir os vídeos que você mais gosta. Da mesma forma que no YouTube, os conteúdos estão organizados em canais administrados pelos usuários ou criados de acordo com um tema específico, por exemplo o nome dos jogos.

Brwose games TwitchAssim como no YouTube, os conteúdos estão organizados em canais ou por temas

Vale destacar a facilidade para acessar os conteúdos e a grande variedade em ambas as plataformas. Tanto no Twitch como no YouTube, é possível encontrar de tudo, desde vídeos profissionais até produções que beiram o ridículo. Alguns usuários sequer sabem que estão sendo gravados e transmitidos ao vivo! 😛

Por último, exatamente como no YouTube, a comunidade do Twitch também possui suas “celebridades”. Não é estranho que esses universos algumas vezes coincidam. Isso porque um YouTuber de sucesso (ou seja, alguém que compartilha frequentemente vídeos populares nesta plataforma) e que seja dedicado exclusivamente a videogames não pode deixar de ignorar o fenômeno Twitch.

Entretanto, apesar de apresentarem tantos aspectos em comum, existe uma diferença importante entre os dois serviços de streaming de vídeo: o Twitch apresenta um chat integrado – reservado aos usuários registrados – que permite comentar em tempo real sobre o vídeo visualizado.

Assim, a experiência do público é mais interativa e vai além dos simples comentários do YouTube. Este recurso tem ajudado no desenvolvimento de diversos projetos por parte da comunidade, sendo o mais conhecido o experimento Twitch Plays Pokémon (em inglês).

TPPNo Twitch Plays Pokémon, milhares de jogadores participam simultaneamente em um mesmo jogo

Esta partida colaborativa em particular oferece aos usuários do Twitch a possibilidade de controlar um herói por meio de comandos escritos no chat. Em poucas palavras: o “pobre” treinador Pokémon é controlado por centenas de milhares de jogadores ao mesmo tempo…

Transmita suas partidas a partir do PC, PS4 ou Xbox One

Se tantos jogadores se divertem publicando suas partidas, isso se deve principalmente ao fato de que o sistema de streaming do Twitch tem uma performance excelente e requer poucos conhecimentos técnicos. Com a ajuda de um programa externo, como o Open Broadcaster Software, é muito fácil transmitir ao vivo o que acontece na tela do seu PC.

Para os usuários de consoles é ainda mais simples. Por exemplo, no PlayStation 4: o controle possui um botão cuja função é transmitir suas partidas ao vivo via Twitch, Ustream ou PlayStation Network.

Já o Xbox One inclui um aplicativo específico para essa tarefa. É possível até mesmo ativar a transmissão ao vivo via Twitch apenas dizendo “Xbox, transmitir”. Simples assim.

Ideal para os fãs de videojogos e…

O Twitch é um site com foco total na alta cultura gamer e representa algo como a locadora ideal para todos aqueles que cultuam videojogos. Graças ao Twitch, os fanáticos podem saciar sua sede de League of Legends ou World of Warcraft sem problemas.

Tanto para conhecer os títulos mais recentes como para acompanhar ao vivo os torneios internacionais, ou mesmo para zerar um game diante de milhões de internautas, o Twitch é sem dúvida o número um.

Twitch GamesLista dos jogos mais populares do Twitch

Há algum tempo, o Twitch passou a oferecer conteúdos mais variados. Recentemente, a plataforma permitiu aos usuários assistir ao vivo a uma apresentação do célebre DJ e produtor Steve Aoki.

Em conclusão, mesmo que você não seja um fã inveterado de videojogos, não deixe de prestar atenção do Twitch. No futuro, eventos como este podem ser mais frequentes.

Você já usa o Twitch? Qual o jogo que você mais acompanha na plataforma?

[Artigo original em francês]

Leia também

Carregando comentários