Anúncio

Dicas e truques

Três dicas para se sentir seguro ao fazer compras online

Três dicas para se sentir seguro ao fazer compras online
Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

Conheço muitas pessoas que ainda não compraram na internet por medo de serem roubadas ou enganadas. Mas basta seguir três dicas para evitar o pior.

Meus pais são parte desse grupo de pessoas que nunca compram online. Se eles encontrarem algo que gostam, me pedem para pagar e depois me dão o dinheiro. É muito confortável para eles, mas não para mim, porque, no final, eu termino sendo o cartão de crédito deles…

Cansado desta situação, quis explicar de uma vez por todas que comprar online é muito seguro se eles seguirem algumas regras de segurança. Eu dei a eles três dicas básicas que podem ser aplicadas para a grande maioria das compras pela internet. Por que três? Porque é um número fácil de lembrar.

Olhe a barra de endereços antes de pagar

A barra de endereços é a parte do navegador de internet onde é mostrado o endereço do site que você está visitando, aquele que contém “www” e “.com”. Raramente prestamos atenção, o que é um risco quando navegamos.

A barra de endereços contém o caminho do site que você está visitando (http://www…)

Agora imagine que você está prestes a pagar. O formulário pede que você digite o número do cartão. Antes de prosseguir, olhe para cima a barra de endereços e veja se tem um cadeado.

Esquerda: conexão não segura. Direita: segura (com o ícone do cadeado)

O ícone do cadeado é a maneira que os navegadores web têm para lhe dizer que a conexão é segura. É um sinal de que os dados não podem ser capturados por hackers.

Esta é a forma como as páginas  seguras são exibidas nos navegadores mais usados. O bloqueio é sempre visível do lado esquerdo, exceto no Internet Explorer, que está à direita.

Mas o bloqueio é apenas o primeiro passo. Para ficar ainda mais tranquilo, clique sobre ele para obter informações adicionais, como se a página é confiável.

O que o Opera mostra quando você clica sobre o cadeado: o site é seguro

Note que a maioria dos navegadores modernos irão alertar se o site que você está visitando tem uma má reputação graças aos esforços conjuntos do grupo anti-phishing APWG, no qual estão Google, Yahoo e Microsoft! e EBay.

Este aviso do Firefox informa que a página que você abriu é perigosa

Utilize um cartão pré-pago ou um aplicativo de pagamento online

A maioria dos bancos oferecem cartões pré-pagos ​​para compras online. Qualquer cartão de débito ou de crédito que não está conectado com a sua poupança serve. Todos os cartões possuem sistemas anti-fraude e dão um prazo para fazer reclamações.

Outros sistemas de pagamento como o PayPal ou Google Wallet têm a vantagem de guardar as informações de pagamento e protegê-las. Dessa forma, você não terá que digitar os dados novamente. É claro que, nesse caso, eu recomendo usar senhas fortes, pois esses serviços são como sua carteira virtual.

Para reclamar, na maioria dos casos, você tem 60 dias. Links diretos:

Imprima ou guarde a nota de cada compra

Depois de comprar, não feche a aba ou navegador. Imprima o recibo ou salve a página como um arquivo PDF. Os dados serão utilizados mais tarde para fazer reclamações relevantes ou apresentar uma queixa para as autoridades.

O Chrome permite que você guarde a página em formato PDF: é gratuito e ecológico

O segredo é não ter pressa

As três dicas apresentadas não são infalíveis, mas eliminam a grande maioria dos riscos. Se eu tivesse que adicionar um conselho geral, seria o de não ter pressa: nesses anos de experiência, eu pude ver que as pessoas que controlam os pequenos detalhes e observam as coisas são aquelas que tendem a ter menos problemas.

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais