Anúncio

Artigo

Titanfall abre as cortinas para a nova geração dos jogos de tiro

Titanfall abre as cortinas para a nova geração dos jogos de tiro
Daniel Barranger

Daniel Barranger

  • Atualizado:

Testamos Titanfall, o jogo de tiro mais esperado de 2014. O multiplayer online, com enormes robôs, pilotos ágeis e gráficos espetaculares fazem deste game a referência para a nova geração.

Claro, Titanfall não representa nenhuma revolução no cenário monótono do mercado de FPS. Mas, com a introdução de inovações pontuais e um bom equilíbrio entre estratégia e troca de tiros, entre jogadores experientes e novatos, adiciona recursos interessantes para o gênero, o que será uma fonte de inspiração para muitos jogos futuros.

Exclusividade da Microsoft, com lançamento para PC, Xbox 360 e Xbox One, Titanfall pode se tornar o novo Halo, ou pelo menos ser o motivo que fará muitos jogadores a optar por uma das plataformas da Live.

Titans e pilotos

Titanfall se passa em um cenário de ficção científica pós-apocalíptico, em uma área do universo chamada “The Frontier”, onde duas facções, a IMC (Interstellar Manufacturing Corporation) e a Milícia, lutam entre si.

No jogo você controla dois tipos de personagens: os Titans e os pilotos, humanos que controlam os enormes robôs. Ambos têm diferentes classes com características próprias, muitos dos quais só ficam disponíveis ​​depois de jogar várias partidas e adquirir experiência suficiente.

Os pilotos são extremamente ágeis, podem andar nas paredes e têm um jetpack que permite saltar mais alto e mover mais rápido. Além de um recurso especial permite ficar invisível para o inimigo por alguns segundos.

Os Titans são robôs gigantes. Eles são poderosos e têm um escudo que os protege, mas ele pode ser danificado, e os ataques então esgotam a energia do Titan. Seu movimento especial permite atrair balas do inimigo e, em seguida, atirá-las de volta ao oponente, ao invés de granadas ou lançar mísseis. Quando o Titan fica muito danificado, é preciso apertar rapidamente o botão de ejeção para ser disparado para cima, antes que o robô exploda.

Como diz o título do jogo, os Titans literalmente caem do céu. Na maioria dos modos de jogo, você começa como piloto e precisa juntar uma grande quantidade de pontos, ou esperar algum tempo, antes de chamar o Titan e vê-lo pousar perto de você.

Três modos de jogo, todos multiplayer online

Titanfall é jogado exclusivamente online e em multiplayer. No beta, os modos de jogo disponíveis são três: “Attrition”, “Hardpoint Domination” e “Last Titan Standing”, jogáveis em dois mapas: Angel City e Fracture.

Attrition é o modo mais acessível aos novos jogadores, já que se baseia em um sistema de pontos, determinado pelo número de inimigos mortos pela equipe. A primeira equipe a atingir o objetivo ou a que estiver na liderança quando o tempo acabar vence. Se você faz parte do time derrotado, ainda pode ganhar alguns pontos se chegar à nave de resgate, especialmente se você for o único sobrevivente.

Hardpoint Domination é um modo semelhante ao tradicional Capture the Flag (CTF, ou captura de bandeira), no qual você deve dominar os pontos-chave do mapa durante o maior tempo possível para marcar pontos. O Last Titan Standing, diferente dos anteriores, é o único modo em que todos começam com um Titan, vence a equipe que superou o adversário em melhor de três rounds.

Jogabilidade dinâmica, mas um pouco confusa

Titanfall é um jogo equilibrado nos principais elementos, e isso sem ser chato, muito pelo contrário. É rápido, definitivamente frenético, tanto em ação quanto em estratégia, com personagens que têm características diferentes, mas em geral não fazem a balança pender para nenhum lado.

A luta entre os Titãs e os pilotos, por exemplo, pode parecer um confronto entre um time da primeira divisão com uma equipe da várzea. Mas a agilidade dos pilotos e as armas de algumas classes deixam o resultado da luta em aberto.

Claro, um piloto pode morrer esmagado por um robô, um tiro é suficiente para matá-lo, e logo você terá a capacidade de montar em seu Titan para ficar em condição de igualdade, mas isso não significa que um robô é necessário para destruir outro mech. Basta pensar que saltar sobre um Titan pode comprometê-lo por poucos segundos.

Em comparação com outros títulos, Titanfall é muito acessível para jogadores não fanáticos, como eu. Algumas armas, como a pistola automática, são muito fáceis de usar, uma vez que ela mira automaticamente quando o alvo está perto o bastante do inimigo.

Os controles são intuitivos e as ações disponíveis não são complicadas. E mesmo que fossem para alguns, o excelente tutorial explica como usar os pilotos e robôs em cinco minutos. Além disso, os personagens controlados pelo computador tornam mais fácil a tarefa de matar os inimigos e, no geral, o game mais divertido.

A próxima geração está aqui

Se somarmos a isso os gráficos espetaculares com grande atenção aos detalhes (que, naturalmente, exigem especificações técnicas elevadas), podemos dizer que este é o primeiro FPS verdadeiro da nova geração.

Claro, ainda está em teste beta, e o produto final pode ser muito diferente, mas as chances do produto final ser ainda melhor do que o testado são grandes. O jeito é esperar o lançamento oficial do game, marcado para 11 de março no Brasil.

Jogou Titanfall? Confira cinco dicas fundamentais para vencer.

Daniel Barranger

Daniel Barranger

Os mais recentes de Daniel Barranger

Diretrizes Editoriais