Teste: Teclado normal vs. texto preditivo no iOS com SwiftKey Note

Swiftkey no iOS

O SwiftKey, depois do grande sucesso para o Android, trouxe seu texto preditivo para o iPhone e o iPad. O app foi testado minuciosamente e o resultado é incerto. Já o teclado do iOS mudou pouco ao longo dos anos. Os fãs elogiam seu design simples e a velocidade, bem como a qualidade do corretor automático, que funciona pressionando a barra de espaço.

Mas muitos dos novos recursos que vemos no Android, como os gestos estilo “Swype” ou o texto preditivo, ainda não chegaram oficialmente ao iOS: a Apple não permite que os aplicativos alterem o teclado padrão.

A SwiftKey, uma empresa já conhecida pelo seu famoso teclado para Android, conseguiu superar as limitações impostas pela Apple com o SwiftKey Note, um aplicativo que inclui um teclado alternativo com previsão de texto em oito idiomas.

Layout de teclas do SwiftKey Note

O teclado alternativo do SwiftKey Note inclui também botões para a formatação básica do texto. Em relação ao texto preditivo, o aplicativo mostra sempre três alternativas na parte superior, com o favorito em posição central e fundo branco. Basta um toque para adicionar a palavra.

Análise: um pouco mais rápido que o teclado normal

Por curiosidade, fizemos um teste rápido comparando o aplicativo de Notas do iOS e o SwiftKey Note em um iPhone 5. Nosso colega James Thornton escolheu um texto simples em inglês e digitou como costuma fazer, com o dedo indicador. Você pode ver o resultado neste vídeo:


Como podemos ver, tomar notas com o SwiftKey Note é um pouco mais rápido do que com outros aplicativos que usam o teclado padrão do iOS, mas o benefício não é substancial. A escolha da palavra errada no SwiftKey Note leva uns segundos valiosos que são perdidos para corrigir o erro.

Sugestões de palavras do SwiftKey

Fizemos mais testes com textos ditados e improvisados, e notamos em todos os testes que o SwiftKey Note precisa ser “treinado” em profundidade para se tornar eficaz e começar a sugerir palavras. Se uma palavra não é sugerida como primeira opção, o tempo necessário para ler a lista torna-se excessivo.

Conclusão: é um teclado que precisa aprender

Estes resultados replicam os obtidos com qualquer tecnologia de previsão de texto: para que as sugestões do SwiftKey Note se tornem eficazes, você precisa digitar muito e deixar que o sistema aprenda com o que você escreve.

Tela mostra erros, teclas economizadas, palavras previstas e completadasO SwiftKey Note tem um painel de estatísticas muito completo

É uma pena que esta tecnologia esteja atualmente limitada ao SwiftKeyNote. Também ficamos decepcionados que os gestos em estilo “Swype” não estejam presentes ainda, mas vale a pena dar uma oportunidade ao app, especialmente se você inveja os teclados Android.

Gostaria de usar o texto preditivo no seu iPhone ou iPad?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários