Anúncio

Artigo

Tecnologia inovadora permitiria às operadoras instalar apps no seu Android sem sua permissão

Rafael Videiro

Publicado

Sua operadora de celular poderia ser capaz, em breve, de instalar apps no seu Android sem o seu consentimento. Isso porque uma empresa chamada Digital Turbine desenvolveu uma tecnologia chamada Ignite que permite que operadoras instalem apps diretamente nos dispositivos, passando por cima das app stores.

Algumas operadores já “personalizam” aparelhos antes da venda com apps nada populares e que são difíceis de serem apagados. Com o Ignite, elas seriam capazes de fazer o que se chama post-loading, ou seja, inserir aplicativos no seu dispositivo depois que você já o comprou.

Tecnologia inovadora permitiria às operadoras instalar apps no seu Android sem sua permissão

A Digital Turbine defende que o Ignite pode ajudar as operadoras a ganhar mais dinheiro com publicidade. Uma ótima estratégia para as companhias, mas uma péssima notícia para os clientes, que não ficarão nada felizes com mais propaganda nos seus telefones.

Além disso, a possibilidade de “empurrar” aplicativos para os usuários permitirá às empresas alcançar audiências maiores, mesmo que essa audiência não tenha escolhido ativamente baixar seus apps.

A princípio, nem todos os Android seriam afetados pelo Ignite. Versões limpas do sistema operacional, como as da série Nexus do Google, e dispositivos rooteados estariam livres da ação da nova tecnologia. A Digital Turbine afirma que as operadoras norte-americanas Verizon e T-Mobile são suas clientes, mas não há sinais de que elas já fazem uso do recurso.

[Fonte: The Next Web]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Também pode te interessar