Substitua o Photoshop! Guia para o editor de fotos do Google+

Substitua o Photoshop! Guia para o editor de fotos do Google+

A rede social Google Plus oferece gratuitamente um conjunto de ferramentas para edição de fotos. Aqui mostramos onde encontrá-las e como utilizá-las.

Há um ano, a Google comprou a Nik Software e, com ela, seu principal produto, o Snapseed, um excelente editor de imagens até então disponível para iOSAndroid PC Windows. Há alguns dias seus filtros e efeitos foram integrados ao Google Plus.

As ferramentas são muitas e potentes. Para usá-las, faça login no seu perfil do Google no Google Chrome (em outros navegadores elas não aparecem) e selecione “Fotos” no menu “Início”.

Acesso ao editor de imagens Snapseed

Agora selecione a aba “Álbuns”, escolha um deles, em seguida uma das fotos e, depois, clique em “Editar”.

Interface de edição

À direita, você pode selecionar as alterações aplicáveis à foto. Elas são divididas em duas categorias de ferramentas: “Ajustas básicos” e “Ajustes criativos”. Para cada ferramenta existem predefinições que você pode modificar como quiser, trabalhando sobre os parâmetros que cada ferramenta oferece.

A primeira ferramenta que encontramos, no entanto, é o “Ajuste automático”, que permite com um clique melhorar significativamente a imagem aplicando um conjunto de alterações automáticas (que você pode modificar com o botão “Personalizar”).

Menu de ajustes automáticos

Logo abaixo está o “Ajustar imagem”, para ajustar os parâmetros básicos, incluindo brilho, contraste e saturação.

Ajuste de imagem

A ferramenta “Ajuste seletivo” é usada para ajustar os mesmos parâmetros, mas em uma área específica da foto. Primeiro você tem que definir um ponto de controle, clicando em “Adicionar ponto de controle” no canto superior direito, e depois no centro aproximado da parte da foto que deseja editar.

Depois você tem que escolher o tamanho da área a mudar com a primeira ferramenta (“Tamanho”, uma seta de duas pontas). Mantendo o botão do mouse pressionado, mova o cursor para a esquerda e para a direita para aumentar e diminuir o zoom da área de intervenção, que você vai ver destacada em vermelho.

Área selecionada para edição

Depois disso, selecione um das três ferramentas (B, C e S, ou seja brilho, contrastesaturação) e aplique mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, movendo para a esquerda e para a direita para escolher a quantidade do efeito.

Efeitos sendo aplicados

O “Detalhes” oferece duas ferramentas muito úteis com as quais você pode ajustar o contraste entre as áreas de brilho, aumentando a nitidez das imagens.

Detalhes possíveis de serem aplicados

Na seção “Cortar e girar” há quatro ferramentas: “Girar” (para rotacionar a foto manualmente), “Proporção” (para cortar a foto com uma proporção diferente de tamanho entre base e altura), “Endireitar” (para consertar fotos tortas) e “Esquerda” e “Direita” (para girar em 90 graus no sentido anti-horário ou anti-horário, respectivamente).

Cortar e rotacionar a imagem

As ferramentas da seção “Ajustes criativos” servem para dar um melhor acabamento.

O “Preto e branco” oferece três parâmetros para transformar as fotos em preto e branco. Os resultados são agradáveis​​ e até mesmo exagerando um pouco pode obter efeitos interessantes.

Efeito preto e branco

O “Foco central” permite destacar partes das fotos desfocando o resto da imagem.

Efeito para focalizar uma área da imagem

Mesmo neste caso, você pode exagerar um pouco, exercitando sua criatividade.

Efeito pode ser usado para criar novos efeitos

Com o Drama pode exacerbar alguns parâmetros de cor e os resultados são, de fato, dramáticos. Pode ser útil para algumas imagens. Mas por exemplo, o efeito do “mineiro ao pôr do sol”, que estamos usando, não é o melhor!

Efeito Drama usado ao extremo

O “Quadros” adiciona bordas às fotos. Há 23 para escolher. Para cada um, você pode controlar a espessura.

Bordas para suas imagens

A ferramenta “Inclinação” é usada para obter um efeito de miniatura (que você pode obter também com o Photoshop, mas é preciso um pouco mais de paciência). Mesmo neste caso, o nosso primeiro plano não se encaixa com este tipo de ferramenta…

Efeito de miniatura

A “Inclinação” trabalha muito bem com as paisagens, especialmente urbanas. Veja um exemplo:

Efeito de miniatura em fotografias de cidade

Graças aos parâmetros que você pode alterar, os resultados são surpreendentes.

O filtro “Vintage”, que agora tornou-se onipresente em qualquer aplicativo de edição de fotos no estilo Instagram, faz o que promete: simula o efeito das câmeras de baixa resolução dos anos 70 e 80. Aqui você também pode brincar com os parâmetros.

O onipresente efeito Vintage

No entanto, se não for suficiente, com o “Retrolux” você pode adicionar outros efeitos retrô, incluindo vazamento de luz, arranhões e efeito filme.

Efeito Retrolux

Se não estiver satisfeito com o resultado obtido com o uso dos instrumentos do Snapseed, você pode excluir todas as alterações, clicando em “Reverter” no topo da tela.

Efeitos podem ser revertidos com um clique

O que mais se pode desejar de um editor de fotos gratuito? Obviamente, pela quantidade de ferramentas, nunca irá substituir os grandes nomes da categoria, como o Photoshop ou o GIMP. Mas, para a maioria dos usuários não profissionais, esta ferramenta do Google cobre todas as necessidades de retoque de fotos, oferecendo qualidade e muitas utilidades.

Um belo presente da empresa ​​para seus usuários, bem perto do seu décimo quinto aniversário. Há coisas, no entanto, que o Snapseed não pode fazer no Google+. Por exemplo, a “cirurgia plástica digital”.

Descubra outros programas para edição de imagem.

[artigo original em italiano]

Ver todos os comentários
Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados