Anúncio

Artigo

Snapchat tem quase 5 milhões de contas de usuários roubadas

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Apesar das advertências de diversos especialistas em segurança, o Snapchat fez pouco caso e não corrigiu as falhas apontadas no aplicativo. O resultado? O serviço foi hackeado e as contas de 4,6 milhões de usuários, expostas. Se você tem conta no app, o seu nome de usuário e o número de telefone associado podem agora estar circulando publicamente na internet.

Leia também:



Graças à natureza da falha, o vazamento afeta quase exclusivamente usuários com telefones registrados nos Estados Unidos. Após a confirmação do ataque, os desenvolvedores do Snapchat se apressaram em corrigir o problema e afirmar que não irá acontecer novamente… mas os dados já estão por aí.

Snapchat tem quase 5 milhões de contas de usuários roubadas

A razão do ataque é um tanto nebulosa. Enquanto os responsáveis dizem ter roubado os dados para conscientizar sobre a falha, não se pode negar que publicar os dados pessoais de quase cinco milhões de usuários revela uma atitude, no mínimo, maliciosa. Além disso, os hackers oferecem a possibilidade de fornecer uma lista mais detalhada “em determinadas circunstâncias”, o que apenas reafirma o caráter perverso do ataque.

A falha de segurança que permitiu o roubo dos dados é ainda mais preocupante num serviço que promete compartilhar de maneira segura imagens que se autodestroem após um tempo determinado. Grande parte do sucesso do Snapchat se baseia nesta funcionalidade, que transmite aos usuários a segurança de que os arquivos enviados não poderão ser guardados nem reenviados pelos destinatários.

Mais uma vez, quem sai perdendo são os usuários, que precisam repensar o conceito de segurança na internet.

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais