Anúncio

Artigo

Samsung decreta o fim do sistema operacional Bada

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Sim, 2013 é um ano de pontos finais. Após a notícia do fim do MSN e do Hotmail, chegou a vez de a Samsung decretar a morte do Bada. O sistema operacional proprietário será fusionado com o Tizen, plataforma de código aberto baseada em Linux.

A informação foi confirmada por Hong Won-pyo, presidente do Centro de Soluções de Mídia da Samsung, em entrevista à agência de notícias sul-coreana Yonhap. Segundo ele, o processo começará depois que os primeiros aparelhos Tizen chegarem ao mercado no final deste ano.

O executivo ainda afirmou que os dispositivos Tizen rodarão aplicativos Bada sem problemas. Porém, não vai ser possível atualizar os telefones Bada para o Tizen. “Em vez de ver o processo como uma simples fusão, é melhor enxergá-lo como uma transição para um serviço melhor”, disse Won-pyo.

O Tizen é mais flexível que o Bada por estar pensado para dispositivos diversos que vão de telefones a televisões inteligentes. Ao misturar tecnologia de código aberto com a linguagem HTML5, o Tizen permite a criação de aplicativos que rodam sem problemas em diferentes tipos de hardware.

No âmbito formal, a Fundação Linux é a responsável pela plataforma Tizen, e a Samsung e a Intel encabeçam o comitê de desenvolvimento técnico do sistema operacional.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais