Anúncio

Artigo

Roubo de fotos de celebridades foi ataque direcionado, confirma Apple

Roubo de fotos de celebridades foi ataque direcionado, confirma Apple
Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Após 40 horas de investigação, a Apple concluiu que o “roubo” das fotos de celebridades nuas foi um ataque direcionado, não uma vulnerabilidade generalizada. Desde o final de semana passado, quando ocorreu o vazamento, a mídia especulava que ferramentas de hacking poderiam ter sido responsáveis pela violação, mas não foi o caso.

Segundo a Apple, as celebridades sofreram um “ataque bastante segmentado”, que explorou suas senhas e perguntas de segurança. Este tipo de ataque não é nada novo. Mat Honan, editor da Wired, teve sua vida devastada em 2012, depois de ter diversas de suas contas online invadidas num ataque semelhante.

As celebridades podem também ter sido vítimas de ataque de phishing. Neste caso, os hackers compõem mensagens de e-mail falsas que simulam sites ou serviços online que pedem nome de usuário e senha aos destinatários.

Não há ainda provas conclusivas de como os hackers tiveram acesso às contas do iCloud das celebridades, mas a Apple não tem dúvidas sobre a segurança do seu serviço de armazenamento na nuvem. O iCloud criptografa os dados e oferece a autenticação em duas etapas, o que torna mais difícil a vida dos invasores. Entretanto, nada disso importa se alguém é vítima da engenharia social.

A Apple continua sua investigação com o apoio da lei para identificar e punir os responsáveis pela infração.

[Fonte: Apple]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais