Anúncio

Artigo

Proteja a privacidade de suas fotos no celular

Proteja a privacidade de suas fotos no celular
Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

O piquenique na praia nudista. O jantar de Natal. A senha do roteador. Se alguém conseguir essas fotos, poderia quebrar sua privacidade. Faça o seguinte para impedir.

Basta um descuido, como deixar o celular desbloqueado, ou usar uma senha fraca para que suas fotos estejam em perigo de serem roubadas por pessoas sem escrúpulos.

Mas não se estresse ainda. A segurança do seu celular é boa, e pode ser ainda melhor se você seguir algumas dicas para proteger a privacidade das suas fotos.

Como impedir o envio automático das suas fotos à internet

Quando o iPhone ou o Android se conectam à Internet, suas fotos são sincronizadas em silêncio no iCloud, Dropbox ou Google. Se trata de espaços seguros, mas não faz mal ser cauteloso e desativar a sincronização quando você tirar algumas fotos.

Para desativar a sincronização no Android, siga estas instruções. Para desativar a sincronização de fotos no iPhone, acesse as configurações do telefone e, no menu iCloud, desative a sincronização de fotos.

Sincronização de fotos automáticas no Google+

Uma vez que a sincronização automática esteja desabilitada, você pode tirar as fotos e apagá-las antes de voltar ao normal. Também pode optar por mantê-la desativada para sempre, mas então você não vai ter mais backups.

Habilite a verificação em duas etapas

Uma senha não é suficiente para manter a salvo as fotos salvas no Google, iCloud ou Dropbox. Precisa de um bloqueio a mais: a verificação em duas etapas, que está disponível para os aplicativos mais populares.

A verificação em duas etapas pede um código adicional para entrar em sua conta desde uma localização desconhecida. Assim, mesmo que um hacker adivinhe a senha, ele não pode se conectar porque não tem o código que está no seu telefone.

Para ativar a verificação em duas etapas dos seus serviços favoritos, siga as instruções oficiais para cada site:

Configure um bloqueio de tela no celular

Usar o telefone sem bloquear a tela é tão arriscado como estacionar o carro e deixar as chaves penduradas. Ative o bloqueio o mais rápido possível para impedir que alguém roube suas fotos quando deixar seu telefone sozinho.

No iOS, ative o Touch ID ou o bloqueio com o PIN. No Android, padrões ou o reconhecimento facial são duas medidas de bloqueio fáceis de usar. O iOS possui uma opção que apaga os dados após uma série de tentativas fracassadas.

TouchID, o ponto biométrico do iPhone

O Touch ID da Apple em ação (foto cortesia de iPhoneWorld)

Apague os dados remotamente caso o celular seja roubado

Se o seu telefone foi roubado ou você perdeu, tente localizá-lo por meio do Buscar Meu iPhone (iOS) ou de Google Play (Android). Estes aplicativos oficiais usam as antenas de telefone para encontrá-lo no mapa.

Se você localizar seu telefone e quer apagar o seu conteúdo porque talvez recuperá-lo será impossível, ambos os aplicativos têm comandos para deletar remotamente os dados, um processo que não pode ser interrompido.

Recurso para apagar o Android do Device Manager

Esconda suas fotos em pastas invisíveis

Se mais de uma pessoa usar o seu celular ou tablet é uma boa idéia usar um ocultador de fotos como o iPicture Safe (iOS) ou o Hide Something (Android), que funcionam como pastas invisíveis e protegidas por códigos de acesso.

A grande vantagem desses aplicativos é que eles deixam a galeria principal intacta, mas exigem um código para ver fotos privadas. Em Hide Something, por exemplo, você tem que desenhar um padrão.

Use câmeras não rastreáveis

Tirar fotografias com as câmeras incluídas no iOS ou Android é uma má idéia: os arquivos são armazenadas na pasta principal, que normalmente é o primeiro lugar onde os ladrões olharão. Também são pastas muitas vezes sincronizadas na nuvem.

Câmeras alternativas como o Snapchat (Android, iOS) ou Private Camera Pro (iOS) permitem tomar as fotos e proteger sua privacidade. Enquanto o Snapchat opta pela auto-destruição, o Private Camera integra uma câmera e uma pasta privada.

Limpa os dados ocultos de suas fotos (Avançado)

Suas fotos estão repletas de metadados, pedaços escondidos de informações que indicam quando e onde a foto foi tirada, o modelo da câmera ou o aplicativo que foi usado. Para minimizar danos no caso de roubo, é melhor apagar esses dados.

Com o Image Privacy (Android), você pode criar cópias de suas fotos sem metadados facilmente: basta compartilhá-las com o aplicativo. No iPhone, você pode usar o Metadata Cut e o GeoGone, que fazem o mesmo.

Tire as fotos que você quiser, mas de forma consciente

Continue tirando suas fotos. Fotos normais, fotos íntimas, fotos engraçadas e até mesmo fotos picantes. Você tem direito a tirar essas imagens e que sua privacidade seja respeitada. Mas é preciso ter cuidado: o erro é sempre logo virando a esquina. Siga os conselhos que eu dei e o risco de que suas fotos acabarem em mãos erradas será muito, muito baixo.

Como você protege a privacidade de suas fotos?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais