Anúncio

Artigo

Programa espião imita Firefox para não ser identificado

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Um relatório recente do Citizen Lab identificou um programa espião que se passa pelo navegador Firefox para enganar os usuários. O software pertence à Gamma International, empresa que já foi notificada pela Fundação Mozilla para que ponha um fim de forma imediata nessa prática ilegal.

O spyware também é conhecido como FinSpy ou FinFisher, e já foi vendido a vários governos para ser utilizado em investigações ilegais. O FinSpy tem servidores em 36 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Japão.

Na prática, o programa da Gamma usa a marca e os dados do Firefox para se “esconder” no computador em que foi instalado: imita o número de versão do browser, aparece como “Firefox.exe” na lista de softwares ativos do gerenciador de tarefas, entre outros.

Após ser baixado, ele age de várias formas maliciosas. Segundo o Citizen Lab, o software já foi utilizado contra ativistas pró-democracia no Bahrein, confundiu os eleitores da Malásia ao publicar um documento na internet sobre o futuro pleito do país e serviu para divulgar versões promocionais dos produtos Gamma.

Felizmente, o spyware não afeta os usuários do Firefox. De acordo com a Mozilla, é um programa completamente independente que apenas utiliza a marca Firefox para enganar o usuário e evitar sua detecção e eliminação tanto no desktop como no celular.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais