Problemas com o WhatsApp? 7 erros comuns e 7 soluções

erros que podem ocorrer no WhatsApp

O WhatsApp geralmente funciona bem, mas, às vezes, pode mostrar alguns pequenos problemas. Aqui estão os principais deles, e, claro, suas soluções.

O WhatsApp agora tornou-se uma ferramenta de uso diário para a maioria de nós. E, como tal, deve sempre trabalhar bem, porque contamos com ele (também) para questões importantes, como a organização de um compromisso ou de uma reunião.

Mas, às vezes, pode acontecer que algo não esteja funcionando como deveria. Aqui estão 7 erros com os quais você pode se deparar com o WhatsApp para Android, o seu significado e as formas de resolvê-los.

Se você ver a mensagem SMS verification failed

Durante o processo de verificação do número de telefone, necessário quando você instala o WhatsApp, há chances de receber a notificação de erro SMS verification failed. Isso impede que o processo de instalação do WhatsApp seja bem sucedido.

Na maioria das vezes, o erro ocorre quando você tenta instalar o WhatsApp Plus (que é uma versão modificada do app original), mas também pode acontecer com a versão original.

Se acontecer isso com você, tente estas soluções, nesta ordem, até que a verificação seja bem sucedida.

Como evitar erros no Whatsapp

  • Verifique cuidadosamente se o número de telefone que você digitou está correto. Você tem que escolher o país (o código internacional do Brasil é 55) e depois digitar o seu número, sem prefixos e sem símbolos ou espaços.
  • Verifique se uma conexão com a internet está ativa (4G, 3G ou Wi-Fi). Se no momento em que solicita a verificação via SMS você não ativou nenhuma rede de dados, ou, por alguma razão, aquelas em que você está conectado não estão funcionando, você poderá obter a mensagem de erro.
  • Última tentativa: reiniciar o telefone e depois repetir o procedimento para a verificação.

Se continuar não funcionando, use a opção Voice verification: você será notificado com o código através de uma voz automatizada muito clara no telefone. Uma boa opção.

Se você ver a mensagem Phone date is inaccurate

Quando se apresenta o erro Phone date is inaccurate, o WhatsApp não funcionará corretamente. A solução para este problema, no entanto, não tem nada a ver com a data e hora atual do seu telefone. Na verdade, a solução é reinstalar o aplicativo. Mas primeiro você tem que limpar o cache do app ou o problema se repetirá.

Para fazer isso, vá para Configurações > App, selecione WhatsApp e depois toque em Limpar dados e Limpar cache.

Limpando o cache do WhatsApp

Neste ponto, você pode desinstalar o aplicativo. Para fazer isso, vá até a pasta Aplicativos, localize o ícone do WhatsApp, pressione o dedo em cima dele por um par de segundos e depois arraste o ícone para Remover.

Para reinstalar, vá ao Google Play Store, localize o WhatsApp, instale-o normalmente e siga o assistente de configuração.

Problemas no download ou envio de arquivos de mídia

Se você não consegue baixar ou enviar um arquivo de áudio, vídeo ou uma foto que mandou ou recebeu de um amigo via WhatsApp, primeiro verifique se o celular está conectado à internet.

Se você estiver usando uma rede Wi-Fi, é possível que o sinal do roteador esteja forte e claro, mas a rede temporariamente fora de uso. Nesses casos, mesmo sob a cobertura, na realidade ,você está offline. Certifique-se de que tudo esteja funcionando corretamente em seu lugar.

Verifique também se há espaço livre no cartão SD. Vá para Configurações> Memória para ver a quantidade de memória que você tem disponível.

Verificando a memória do smartphone para envio de imagens via WhatsApp

Se não houver, você tem que liberar um pouco. Uma boa idéia é, por exemplo, excluir fotos e vídeos e salvá-las online. Neste artigo veja como melhorar os recursos do WhatsApp no Android com seis aplicativos.

Outra possibilidade é que, por alguma razão, o cartão SD não esteja gravável (talvez porque ele está em modo somente leitura: tente copiar um arquivo e veja se permite fazer isso.

Se há espaço, mas os arquivos não podem ser copiados, arraste todos aqueles que têm no cartão para seu computador (assim você não vai perder nada), e depois formate-o. Coloque novamente se quiser os arquivos no cartão SD e certifique-se se agora é possível baixar arquivos do WhatsApp.

Erro na recuperação de informações do servidor [RPC:S-7:AEC-0]

Às vezes, durante o processo de pagamento do WhatsApp, você também pode ter problemas . Se aparecer a mensagem Erro na recuperação de informações do servidor [RPC: S-7: AEC-0] ou o sistema falhar durante o pagamento (como explicado na seção FAQ do site do WhatsApp), proceda da seguinte forma:

  • Limpar o cache: Configurações > Aplicativos > Google Play Store e, depois, Limpar dados e Limpar cache.
  • Remova sua conta: Configurações > Google (que fica na seção Contas), selecione a conta que deseja excluir e, no menu com os três pontos no canto superior direito, selecione Remover conta.

Remover conta no Google Play

  • Desligue e reinicie o telefone.
  • Refaça o login na sua conta do Google: Configurações > Google (que é na seção Contas) e depois entre.

Se você continuar a ter problemas, atualize o aplicativo Google Play e verifique se as informações do cartão de crédito salvas na conta estão corretas.

Se as mensagens chegam com atraso

Os gerenciadores de aplicativos são os programas com os quais você pode forçar o encerramento de processos e aplicativos em seu aparelho Android. Mas nem todos os aplicativos respondem bem ao encerramento forçado. O WhatsApp, por exemplo, pode desativar-se momentaneamente (ou, no Android 2.1 ou anteriores, desativar-se permanentemente).

O problema é que o servidor do WhatsApp não é capaz de gravar este tipo de desconexão, e a consequência é que a entrega de mensagens pode ocorrer com atrasos de vários minutos.

Neste caso você não recebe uma mensagem de erro, mas o WhatsApp vai funcionar mal por um tempo. A única coisa que você pode fazer, quando tudo voltar ao normal, é nunca mais fechar o aplicativo com o task killer.

Horários errados das mensagens

Na grande maioria dos casos, este problema depende da configuração incorreta de data ou hora no sistema operacional. Se você não usar a opção de configuração automática desta informação, ou você nunca está conectado à Internet com o seu telefone, isso pode acontecer, talvez quando entre o horário de verão, ou vice-versa.

No Android, você pode ajustar a hora manualmente em Configurações > Data e hora.

Ajustando data e hora no Android

Se você ver a mensagem Error -24

Se o seu sistema operacional é o Android versão 4.4, e você tentou instalar o WhatsApp sem sucesso, pode ser que uma pasta que o impede de reinstalar o aplicativo tenha sido criada.

Esta pasta é chamada com.whatsapp, e está localizada em /data/data (como explicado no site do WhatsApp). As únicas duas maneiras de remover são:

  • Ter um telefone com acesso root (nesse caso você pode encontrar a pasta e excluí-la)
  • Reiniciar o telefone (Configurações > Backup e Restauração > Restauração dos dados de fábrica)

Atenção! Lembre-se que ao restaurar os dados de fábrica você perderá todos os dados (números de telefone, mensagens, log de chamadas, arquivos salvos e assim por diante) que ele contêm. Antes de proceder, faça um backup completo do conteúdo do seu telefone celular.

Como resetar o Android

WhatsApp: tudo resolvido!

Esses são os erros e problemas que podem ocorrer durante a instalação, o pagamento ou a utilização do WhatsApp. A maioria deles, como você viu, pode ser resolvido com facilidade. No entanto, se os problemas persistirem, então sugerimos que você contate a assistência oficial do aplicativo.

Se tudo funcionar como deveria e você só quer aprender a usar o aplicativo para aproveitar seu pleno potencial, então leia nossos artigos sobre o mais popular chat mobile do mundo:

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários