Privacidade no Facebook: controle para não ser controlado

Privacidade no Facebook: controle para não ser controlado

Privacidade no FacebookJá não há volta atrás: o Facebook avança como um tsunami no Brasil e se consolida como fenômeno das redes sociais, tal como no resto do mundo. Lembro que quando resolvi criar meu perfil, lá para o ano de 2007, mantinha uma pequena lista de amigos sem dificuldades. A maioria eram companheiros de classe no curso de pós-graduação em Barcelona. Gente de todos os lugares do mundo, menos do Brasil.

De lá pra cá as coisas mudaram muito: são centenas de fotos, atualizações de status, mensagens, eventos, aniversários e vários convites de novas amizades por semana – e olha que eu nem me considero um cara popular.

Atualmente mantenho uma lista de quase 250 amigos. Acha pouco? Pois saiba que de acordo com Robin Dunbar, especialista em comportamento e diretor do Instituto de Antropologia Evolutiva e Cognitiva da Universidade de Oxford, o limite máximo de amigos com quem somos capazes de manter relações sociais estáveis é de 150 pessoas.

Isso me leva a concluir duas coisas:

a) Que meu círculo de amizades está me impedindo de manter uma relação social estável com pelo menos 100 pessoas.
b) Que nem tudo o que eu publico (ou que publicam de mim) no Facebook deveria ser visível para todos.

Nesta série de posts sobre privacidade no Facebook, contarei como organizar seus amigos e controlar quem vê o quê no seu perfil (sem abalar a estabilidade das suas relações sociais 😉

Comece aqui:

1 – Como criar listas de amigos no Facebook
2 – Decida quem pode ver publicações no seu mural

Próximos posts:

3 – Controle o acesso a álbuns e esconda fotos marcadas
4 – Elimine seu perfil dos resultados do Google (e outros buscadores)
5 – Evite ser encontrado por contatos indesejados

Carregando comentários