Meu primeiro vídeo com a GoPro: como editar um filme com GoPro Studio

GoPro Hero

Os vídeos da GoPro têm uma qualidade excepcional e, se editá-los com cuidado, podem se tornar filmes verdadeiramente espetaculares. Para fazer isso, você precisa ter um bom vídeo e um software gratuito. Neste artigo vamos mostrar-lhe como fazer.

Antes da popularização da GoPro Hero, os vídeos de eventos esportivos e, especialmente aqueles em movimento, eram exclusividade dos profissionais da indústria e esportistas ultra-patrocinados.

Com a chegada dessas câmeras com tamanho reduzido, nós nos tornamos todos operadores de câmera dos nossos esportes. Encontramos, de repente, muitas gravações e o dilema: como montar as peças para fazer um bom filme?

Para editar vídeos gravados com a GoPro, você pode usar muitos programas, desde o simples Windows Movie Maker aos softwares mais profissionais, como o Adobe Premiere e o Final Cut. No entanto, há um criado especificamente para os vídeos gravados com este dispositivo e que oferece um equilíbrio ideal entre a simplicidade e qualidade: o GoPro Studio.

Neste tutorial, vamos ver como criar um vídeo com filmes gravados com a GoPro Hero, desde a importação até a exportação, passando por todo o processo de edição.

Antes de começar:

1. Importe e converta os arquivos para o projeto

Primeiro você tem que importar os vídeos que você gravou. Para fazer isso, abra o GoPro Studio e clique sobre o botão azul Import new files no canto superior esquerdo. Escolha os filmes que você deseja usar para o seu vídeo e pressione Open (Abrir).

Clique em Import new Files, selecione os arquivos e depois clique em Open

Antes de começar a montar os vídeos, você já pode começar a cortá-los, caso tenham partes desnecessárias que você deseja excluir. Clique em um dos filmes na coluna da esquerda e depois clique no botão Play na parte inferior central para começar a vê-lo.

À esquerda do player você vê dois colchetes. Você pode usá-los para selecionar partes do formato que deseja manter. Clique naquela à esquerda para determinar o início da peça que você deseja manter e naquela à direita para fechar. Você pode escolher vários cortes de um único filme.

Antes de começar a montar o vídeo e aplicar efeitos, recorte os trechos importados

Utilize o botão abaixo, Advanced settings, para alterar as configurações do filme. Você pode escolher o tamanho do vídeo e os frames por segundo, aumentar a velocidade do vídeo, alterar o formato, ajustar a qualidade e eliminar o efeito de “olho de peixe” (fisheye) típico da GoPro. Selecione o último item para se certificar que o programa irá lembrar as configurações escolhidas na próxima vez que você usá-lo. Clique em OK.

Tela de configurações avançadas do GoPro Studio

Para mover o filme para a lista de conversão, pressione em Add clip to conversion list (1) na parte inferior direita. Repita essas etapas para todos os vídeos que você gostaria de adicionar. Você pode voltar e adicionar mais vídeos durante a fase de edição, pressionando na guia no topo  – Import & Convert. Quando estiver pronto e os vídeos já tiverem sido adicionados à coluna da direita, clique em Convert all (2).

Inclua os vídeos na Conversion List antes da montagem

Depois dos vídeos convertidos, no botão do canto inferior direito aparecerá Proceed to step 2. Pressione-o para passar para a próxima etapa.

2. Adicione um título

Na próxima tela, o GoPro Studio oferece 2 opções: criar um vídeo do zero, ou usar um dos modelos do software, onde você só terá que substituir os vídeos presentes com os seus. Aqui vamos ver como criar um do zero. Pressione em Blank à esquerda e depois clique em Create no canto inferior direito.

O GoPro Studio oferece modelos para edição

Primeiramente, você pode criar um título de introdução ao seu vídeo. Para fazer isso, clique em Title na parte superior esquerda (1). Depois digite o texto que você quer que apareça na caixa no canto superior direito chamado Title properties (2). Na coluna da direita você pode alterar as configurações de texto, como a fonte, a cor, a duração do efeito de clarear e escurecer (fade) ou selecionar uma das pré-definições da lista abaixo.

Adicione um título clicando em Title no canto superior esquerdo

Agora arraste o título da coluna da esquerda até a linha do tempo na parte inferior, na linha onde aparece uma câmera de vídeo e está escrito Drag video here, como na imagem. Se você deseja que o texto apareça sobreposto no vídeo, arraste-o para a segunda linha onde você vê escrito Drag title here.

Arraste o título para a linha do tempo

3. Edite o vídeo

Agora adicione o vídeo. Selecione o filme a ser importado primeiro e faça drag and drop na linha do tempo, ao lado do título que você adicionou anteriormente. Na coluna da direita você pode ajustar vários parâmetros como a velocidade do vídeo, a duração das transições, os níveis de áudio, o balanço de branco, as configurações da imagem e do quadro. Na parte inferior também há filtros pré-definidos para dar um efeito vintage ou de visão noturna ao vídeo.

Controles de áudio e vídeo estão disponíveis na direita

Tal como na fase de importação, aqui você também pode alterar a duração de cada filme (clip) usando colchetes na parte inferior esquerda da tela de visualização, ou arrastando os pontos amarelos na barra.

Edite a duração dos trechos dos filmes ajustando as barras

Com o botão da lâmina, você corta o clipe em dois (1), caso queira aplicar diferentes efeitos, como, por exemplo, desacelerar apenas uma parte do vídeo. Ao clicar no símbolo “+” entre os dois clipes, você cria um efeito de fade (2), e um gradiente entre os filmes.

O ícone de lâmina divide o trecho selecionado no ponto marcado

Quando você terminar de adicionar os filmes, pode criar um fade para fazer o vídeo sumir e evitar que seja cortado abruptamente. Para fazer isso, clique no último clipe na linha do tempo e, na coluna da direita, em Video controls, aumente a linha de fade out.

4. Adicionar música

Se você quer dar um pouco de ritmo ao seu vídeo, pode adicionar faixas de áudio. Para isso pressione em Media, no canto superior esquerdo, e depois selecione a música a ser importada. Agora arraste o arquivo de áudio na linha do tempo, na linha onde você vê Drag your title here.

5. Exportar vídeo

Quando você terminar de editar o vídeo, basta exportá-lo. Pressione na guia Export. Se abrirá uma janela onde você pode escolher o formato do arquivo. Existem muitos tipos, cada um adequado para diferentes necessidades e dispositivos.

Tela de exportação oferece ajustes próprios para publicação em sites, como o YouTube

Se, por exemplo, você quer fazer o upload para o YouTube, você tem que escolher a primeira opção, mas se você quiser vê-lo em seu computador ou projetá-lo na TV de casa, selecione HD 1080p. Com a opção Custom, você mesmo pode definir os parâmetros que deseja. Depois de ter decidido pressione Export.

Depois de clicar em Export, é preciso aguardar o processo de conversão e gravação

Pressione play!

Pronto! Você editou o seu primeiro vídeo gravado com a GoPro e agora pode fazer o upload para o Vimeo, importá-lo para o seu celular ou projetá-lo na tela da sua casa para mostrá-lo a quem quiser.

Se  você achou o processo difícil, não se desespere: dominar a edição de vídeo leva tempo, mas com um pouco de prática se tornará mais fácil. Se você tiver editado o vídeo com os olhos fechados, pode tentar usar softwares mais profissionais como o Adobe Premiere Pro, que permitem adicionar muitos mais efeitos e tornar seu filme mais pessoal.

Qual seu programa favorito para editar os vídeos da sua câmera?

[Artigo original em italiano]

Leia mais

Carregando comentários