Anúncio

Artigo

Presidente Dilma determina criação de sistema seguro de e-mails para prevenir espionagem

Rafael Videiro

Publicado

A presidente Dilma Rousseff usou a rede de microblogs Twitter para anunciar uma importante medida de segurança na internet a cargo do governo brasileiro. Dilma disse que determinou ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a implantação de um sistema seguro de e-mails em todo o governo federal.

Tendo sido pessoalmente afetada pelas notícias de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês), a manifestação da presidente no Twitter está sendo interpretada como uma resposta pública à exposição midiática da invasão de sua privacidade. Na sequência de tuítes publicados ontem, Dilma ainda afirma que “esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais”. E finaliza dizendo que “é preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem”.

Apesar do anúncio na rede mundial, não há qualquer informação a respeito da tecnologia e dos recursos que o governo brasileiro utilizará para criar este sistema seguro de e-mails. Na página do Serpro, a notícia da determinação da presidente ainda nem está disponível. O que a experiência mostra até agora é que criar um sistema 100% seguro é impossível.

[Via Portal Brasil]

Notícias relacionadas:

Também pode te interessar