Anúncio

Artigo

Por que atualizar imediatamente para o Windows 8.1 Update 1

Por que atualizar imediatamente para o Windows 8.1 Update 1
Daniel Barranger

Daniel Barranger

  • Atualizado:

A atualização do Windows 8.1 chamada Update 1 é importante para o seu computador por razões de segurança e porque melhora a sua experiência com o sistema operacional.

Em 8 de abril, foi lançado a atualização do Windows 8.1 Update 1, o mesmo dia do fim do histórico sistema operacional Windows XP. A Microsoft tem insistido na sua importância, apresentando todos recursos novos em detalhes.

Depois de experimentá-lo em nosso computador, nós também estamos convencidos que, se você ainda não tiver baixado e instalado no seu computador, deve fazê-lo o mais rápido possível. Para isso, vamos dar 4 boas razões para você atualizar o Windows 8.1, assim que possível, especialmente se seu sistema operacional estiver instalado em um desktop ou laptop sem interface de toque.

O Update 1 é obrigatório para a sua segurança

Conforme explicado pela Microsoft, o Windows 8.1 Update 1 é um pré-requisito para qualquer atualização futura de segurança. O blog da empresa de Redmond diz:

Importante: Todas as futuras atualizações de segurança e correções para Windows RT 8.1, 8.1 para Windows e Windows Server 2012 R2 exigem que a atualização seja instalada.

Em poucas palavras, se você não executar a atualização, a partir de Maio o seu computador não receberá mais patchs de qualquer natureza, se expondo a riscos de segurança.

Isso não significa que se você não atualizar para o Windows 8.1 Update 1, a partir de Maio não poderá fazer mais nada: o Update 1 continuará disponível, mas sem instalar a atualização, você não será protegido pela Microsoft.

O blog da Microsoft acrescentou: “Nós recomendamos que você instale esta atualização no seu computador com o Windows RT 8.1, o Windows 8.1 ou o Windows Server 2012 R2 para receber futuras atualizações”. Sugerimos que você faça o mesmo o antes possível.

Inicialização na área de trabalho, uma dádiva de Deus

Uma das principais razões pela fria recepção dada pelos usuários para o Windows 8, encontra-se na Interface do usuário moderna (anteriormente Metro).

Admito que antes de ser lançado o sistema operacional, eu era bastante otimista sobre a mudança de aparência do Windows. Pensei que era necessário uma grande mudança para um sistema tão relutante em mudar. Depois de usar o Windows 8, percebi que a interface Moderna era a coisa mais inútil para um PC desktop ou um laptop.

Interface Desktop do Windows 8.1

Até o Windows 8.1, nós éramos forçados a passar pela Tela Inicial antes de entrar na área de trabalho que estamos acostumados. Felizmente, o Update 1 devolve a inicialização direto na área de trabalho. Agora, cada vez que você ligar o seu PC, você não terá que passar pela interface Moderna e clicar sobre o bloco Desktop para acessá-lo.

A barra de tarefas e os botões de minimizar

A mensagem dos usuários foi clara: “estamos acostumados com a interface desktop, nós a usamos há anos. Você não pode mudar de um dia para outro e trocar o nosso ambiente de trabalho principal, além de remover muitas funções”.

Se a atualização devolveu o desktop não poderia faltar a barra de tarefas também na interface Moderna. Com o Windows 8.1 Update 1, agora você pode exibir a barra de tarefas movendo o cursor para baixo na tela, mesmo quando estiver na Tela Inicial.

Barra de tarefas na Tela Inicial

A barra de tarefas irá aparecer de baixo para cima, mostrando todos os apps abertos no ambiente de trabalho. Desta forma, você pode esquecer a barra lateral esquerda, e pode fixar (pin) aplicativos na barra de tarefas para abri-los no desktop.

Além disso, os apps Modernos, Metro ou Windows Store se você preferir, agora incluem a barra superior clássica, aquela com os botões para minimizar e fechar o aplicativo. Um verdadeiro alívio, sobretudo para pessoas como eu que usam o aplicativo em um computador portátil com touchpad e tinham que atravessar a tela inteira para fechá-los.

Botões para fechar ou minimizar as janelas abertas

Desligar o PC na tela Inicial

O Windows 8.1 Update 1 oferece uma melhoria importante, adicionando o botão para desligar, reiniciar e colocar o PC em modo de espera diretamente na interface Moderna. Por essa razão, desde que instalei a atualização, eu me encontrei indo sempre na tela Inicial para desligar o computador. Esperamos ver a mesma coisa no ambiente de trabalho, talvez na próxima grande atualização.

Função para desligar o Windows 8 na Tela Inicial

Muitas melhorias, mas algo ainda está faltando

Estas são as principais razões pelas quais você deve fazer a atualização para o Windows 8.1 Update 1. Não vai ser a revolução do século, mas a segurança do seu computador e os retoques na usabilidade deveriam ser motivos suficientes para baixar e instalá-lo imediatamente.

O Windows 8.1 Update 1 é um passo importante da Microsoft para as necessidades dos usuários, mesmo que, na minha opinião, ainda não seja suficiente. Não uso os aplicativos Modernos e a inicialização da interface da área de trabalho me poupa, pelo menos, um clique por dia.

Menu Iniciar do Windows 8 com blocos dinâmicos

O que realmente precisa para melhorar a usabilidade do Windows no PC é o retorno completo do botão Iniciar ou de uma função que ocupasse o lugar dele. Ter que ir para a Tela Inicial para encontrar os apps instalados ou ir na barra de botões são operações desconfortáveis.

São motivos suficientes para instalar a atualização do Windows 8.1?

[Artigo original em italiano]

Leia também

Daniel Barranger

Daniel Barranger

Os mais recentes de Daniel Barranger

Diretrizes Editoriais