Polamatic ou Instagram: quem é o herdeiro da Polaroid?

Polamatic ou Instagram: quem é o herdeiro da Polaroid?

O Polamatic acaba de ser lançado para celulares Android e se apresenta como um forte concorrente ao Instagram. “Polamatic? Acho que eu já ouvi esse nome antes…”. Se você pensou a mesma coisa, acertou na mosca: o aplicativo foi desenvolvido pela Polaroid e quer acabar com o reinado do Instagram.

Muita gente não sabe que, antes dos celulares e do próprio Instagram, filtros e efeitos podiam ser conseguidos com as famosas Polaroids – câmeras cujas revelações de fotos eram instantâneas. Fato é que o Instagram foi inspirado totalmente nas Polaroids.

Não era de se estranhar que o contra-ataque viesse logo… E em forma de – pasme! – uma cópia do Instagram! É isso mesmo, o Polamatic oferece muitas funções parecidas e algumas extras.

Nós não podíamos apenas ficar olhando e não fazer nada. Portanto, instalamos os dois aplicativos e preparamos este artigo para você conhecer as principais diferenças entre Instagram e Polamatic:

Características Gerais

A primeira coisa que chama a atenção é que o Polamatic é pago, enquanto o Instagram é totalmente grátis.

Por outro lado, o visual de ambos é bem parecido, com controles essenciais e sem frescuras.

Interface do Polamatic

Interface do Instagram

Recentemente, o Instagram incluiu a funcionalidade de gravar e publicar vídeos em seus perfis. Por outro lado, o Polamatic fica com o básico: apenas fotos.

Outra coisa que o Polamatic deixa a desejar é a função de localização geográfica… Também passa batida é a função de girar a imagem… Incrivelmente, não é possível girar a foto depois de tirada. Esperamos que nas próximas atualizações, o pessoal da Polamatic inclua tal função.

Em contra partida, o zoom é uma função que está no Polamatic, mas que você não tem no Instagram. Para ativá-lo, basta tocar o visor enquanto faz o enquadramento da sua foto. Claro que é um zoom digital e a qualidade da imagem é afetada.

Além disso, o Polamatic tem função de crop ou recortar imagem – coisa que o Instagram não tem.

Resolução

Como na Polaroid, tanto o Instagram, como o Polamatic, têm formatos de fotos quadrados.

Instagram - FotoFoto tirada com Instagram

Polamatic - fotoFoto tirada com o Polamatic

A versão 1.0 do Polamatic salva as imagens em resolução baixa (500×500 pixels). Entretanto, os desenvolvedores do aplicativo garantem que será possível salvar imagens em resoluções maiores nas próximas atualizações.

Por sua vez, o Instagram chega a uma resolução de 2048×2048 pixels nos celulares mais potentes. E, mesmo nos dispositivos mais antiguinhos, a resolução pode ser de 1536×1536 pixels.

Filtros e molduras

O Polamatic oferece 20 efeitos básicos e 36 tipos de molduras. Não foram criados digitalmente e sim escaneados em HD de quadros originais das Polaroids. Isso é, sem dúvida, um plus e você ainda pode comprar filtros e molduras adicionais pelo próprio aplicativo.

Outra ideia chupada das Polaroids é a possibilidade de inserir notas “escritas à mão” em suas fotos. Além de ser bacana e fiel ao estilo da marca, você tem várias opções de edição de texto.

Ainda que o Instagram ofereça os mesmos 20 filtros, não há moldura alguma… A única coisa que você pode incluir é uma borda negra em suas imagens.

Compartilhamento e redes sociais

Neste quesito, o Polamatic não vacilou: você pode compartilhar suas fotos nas principais redes sociais, incluindo o próprio Instagram. Sem dúvida, neste quesito o aplicativo é muito completo.

Por outro lado, o Instagram é uma rede social: você usa o próprio aplicativo para tirar fotos e para ser o local de compartilhamento.

Mas, no caso de você querer usar outra rede social, as opções oferecidas pelo Instagram são bem mais reduzidas.

Finalmente, quem é o herdeiro da Polaroid?

Ambos os aplicativos têm pontos fortes e fracos. Enquanto o Polamatic é completo em filtros, molduras e ferramentas, o Instagram tem imagens em alta resolução e uma rede social própria.

O Polamatic ainda precisa de ajustes: ser, de fato, um aplicativo moderno e sem algumas limitações técnicas. Por outro lado, o Instagram já está 100% preparado, funcional e já é um sucesso.

E você, o que acha? Deixe a sua opinião nos comentários!

  • Link Copiado!
Carregando comentários