Veja como organizar viagens usando a versão personalizada do Google Maps

Você sabia que o Google Maps contêm ótimos recursos de planejamento para viagens? Neste artigo, nós veremos como organizar seu passeio sincronizando o computador e o celular em perfeita harmonia.

Seja visitando sua tia-avó numa longíncua cidade interiorana ou passeando por uma semana em Nova Iorque: organizar uma viagem implica em carregar a mochila de objetos diferentes, alguns não práticos para consultar, como mapas e guias.

A solução? Google Maps. Graças à invenção do Google, você consegue registrar qualquer coisinha em um espaço virtual. As informações podem ser sincronizadas no celular e, assim, o planejamento das suas férias vão com você… em seu bolso!

Prepare a viagem com antecedência

Eu sempre gostei de ler e me informar, especialmente durante as viagens, mas nunca fui fanático por planejamento. Quando era mais novo e sem muitas obrigações, um dia antes de partir, eu comprava o guia da cidade e começava a folheá-lo no avião ou trem até chegar ao destino. Eu sabia qual seria o lugar da saída, mas não tinha ideia de onde eu dormiria ou comeria.

Depois de ganhar alguns anos de experiência, comecei a ter férias mais curtas e outras exigências. O lado bom disso é que, ao mesmo tempo, surgiram o Google Maps e os smartphones. Então, eu descobri a conveniência de planejar uma viagem no computador e usar o celular como guia de orientação. Isso também é válido quando viajo para o exterior, pois o mesmo sistema permite baixar os  mapas para o celular.

Veja alguns exemplos de como usar o Maps no computador e celular para as suas viagens. Sejam elas curtas ou longas.

No princípio era o PC de mesa

Embora a gente use cada vez mais internet e aplicativos no celular, o PC tradicional é mais confortável para executar certas tarefas, como enviar e-mail, editar fotos e criar documentos. E entre eles está o planejamento de uma viagem.

Dentro do mesmo Google Maps há o Google Maps Engine, um excelente recurso para criar mapas personalizados, que são sincronizados com o telefone. Para acessar, basta clicar no botão de configurações do Maps – a engrenagem no canto inferior direto da página – selecionar Meus locais e clicar em Criar Mapa.

Recurso para criar um mapa novo no Google Maps EngineCrie um novo mapa com o Google Maps Engine

A ferramenta permite organizar a viagem por camadas, um conceito que não será novidade se você usa programas como o Photoshop. Em poucas palavras, você pode criar mapas para os dias de viagem, atividades desejadas e lugares de visitação em até 10 camadas diferentes – se estiver usado a versão gratuita, só até três camadas.

Itinerário da viagem no Google MapsCamadas no Google Maps Engine com o itinerário da viagem

No mapa da minha viagem, eu criei uma primeira camada correspondente ao caminho de carro, chamado Getting there. Saí de Barcelona e eu adicionei passo a passo todas as cidades e países que queria visitar.

Para fazer isso, eu adicionei o endereço do local de origem e destino e guardei no mapa utilizando marcadores coloridos (Adicionar marcador). Então, eu pressionei sobre o destino e cliquei no ícone das rotas, como você vê na imagem.

Para o novo nível criado, digitei um nome para o local de origem e o Google Maps Engine deu as instruções. Ao clicar em Adicionar destino eu preenchi as outras etapas da viagem.

Recurso para adicionar destinos no Google Maps

Eu também criei outro nível para destacar os bares e a área onde ir comer tapas. Eu chamei a camada de Tapas tour e adicionei marcadores em todos lugares que pensei em visitar. Não satisfeito, eu marquei o que supunha como centro da cidade, onde eu poderia encontrar outros bares e coisas interessantes escondidas.

Para definir uma área, eu usei a ferramenta Desenha uma linha (Draw a line). Desta forma eu isolei a área que me interessava, onde sabia que havia bares e onde poderia comer. Deixei colorida e guardei no meu mapa.

Delimite a área de interesse com a ferramenta Draw a line

E depois disso? É hora de passar os mapas para o celular.

O smartphone em movimento

Seus mapas personalizados não são visíveis do Google Maps. Para acessar esta versão mais elaborada você precisa baixar o Google Maps Engine para Android ou MapsEngine Viewer para iPhone – ambos apenas visualizam, não editam.

No meu Android, foi suficiente baixar o aplicativo, abrir o menu, clicar em Open a Map e escolher o mapa personalizado.

Interface do Google Maps Mobile

O mapa da viagem é carregado imediatamente no smartphone, com todas as camadas.

Meu mapa exibido no dispositivo Android

Pressionando de novo o menu do aplicativo (as três linhas no canto inferior esquerdo), você pode escolher quais camadas mostrar e/ou abrir um novo mapa. Além daqueles criados por você mesmo no Google Engine Maps, você encontrará os mapas salvos do Google Maps.

Independente do Google Maps Engine limitar o número de camadas, você consegue contornar o problema criando novos mapas, salvando-os e abrindo-os quando necessário.

A viagem na ponta dos dedos

Com o Google Engine Maps, você pode criar mapas para itinerários com carro, a pé, em bicicleta… sem contar as rotas personalizadas como no exemplo da minha viagem.

A principal vantagem deste método está na organização dos mapas: todos os seus roteiros estão acessíveis na palma da mão. E você ainda fugirá daquela cena clássica de turista perdido entre tantos mapas de papel ao mesmo tempo.

Se você está procurando uma maneira de visualizar os mapas offline (quando se está no exterior), leia nosso artigo que explica como salvar e utilizar mapas do Google Maps sem internet.

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários