Photoshop Mix? Experimente estas alternativas

O Photoshop Mix sem uma assinatura Creative Cloud não serve para muito. Aqui estão os aplicativos de iPhone e iPad para fazer (melhor) o que você faz no Photoshop Mix.

A norte-americana Adobe acrescentou novos aplicativos móveis ao seu próprio ecossistema criativo, que agora oferece o Sketch, Line, VoiceLightroom Mobile, Ideas, Kuler e Photoshop Mix.

São aplicativos que integram os programas de desktop da Creative Cloud da Adobe [PC | Mac] com utilitários que você pode usar no iPad e iPhone, seja para criar ou editar projetos,  e também para usar de maneira autônoma.

Lightroom Mobile, por exemplo, é um app de edição de fotos para dispositivos móveis. Está entre os mais atraentes do mercado pela boa qualidade dos recursos, e funciona muito bem, mesmo se você não tiver uma assinatura do Creative Cloud.

O ponto fraco no pacote parece ser o Photoshop Mix. A capacidade de editar camadas individuais de arquivo PSD é interessante, mas no geral as funções são poucas. As mais interessantes estão disponíveis apenas para usuários premium e não convencem completamente.

Para cada função que oferece, no entanto, existem alternativas mais eficazes. Aqui estão algumas muito interessantes.

Edição multinível, máscaras e transparências: layrs

Layrs iconO layrs é um aplicativo gratuito incrível pela quantidade e qualidade das ferramentas e a fluidez do fluxo de trabalho que sua interface inteligente proporciona. Você pode adicionar quantas camadas quiser (o desenvolvedor não especifica um limite e, em nossos testes, nós adicionamos oito sem nenhum problema) e aplicar efeitos ou filtros para cada um deles de maneira independente.

Layrs suporta muitas camadas de edição

Existem filtros, ferramentas para correção de brilho e cor, para mesclar as camadas e muito mais. Tudo fácil de usar, mesmo na pequena tela do iPhone.

O instrumento de seleção de máscaras, que permite isolar partes da foto, funciona muito bem, mas ainda pode melhorar. De fato, é preciso paciência para obter uma seleção precisa se ​​o item que você deseja extrapolar tem uma forma irregular e não é cromaticamente bem separado do fundo em que ele está localizado.

Comparado com Photoshop Mix, layrs permite adicionar várias camadas para cada projeto (enquanto o app da Adobe gerencia apenas duas) e é o mais completo de utilitários.

Baixar layrs para iPhone e iPad

Eliminar defeitos e itens indesejados: TouchRetouch

TouchRetouchNo Photoshop clássico para computadores desktop, o recurso Healing Brush é usada para remover manchas das fotos, como um grafite, um defeito da pele em um rosto ou um detalhe que você não quer que apareça.

TouchRetouch é especialista em remover detalhes das fotos

O TouchRetouch faz exatamente isso, de forma simples e eficaz. Basta escolher uma das ferramentas de seleção, destacar a parte da foto a ser tratada e, depois, tocar no botão Play. Como se fosse mágica, o aplicativo vai calcular as características da área em torno do ponto selecionado e a anomalia vai desaparecer como se nunca tivesse existido.

O Photoshop Mix possui a ferramenta Content-aware fill, que faz a mesma coisa, mas a edição não é aplicada diretamente, a imagem é enviada para a nuvem, processada e depois enviada de volta para o seu iPad, em quatro versões diferentes. Entre eles, você pode escolher a mais convincente. A função é apenas para membros premium.

Um processo mais longo que aquele do TouchRetouch e da versão paga.

Baixar o TouchRetouch para iPhone e iPad

Corrrigir ângulo e perspectiva: Straighten

Straighten iconO recurso para endireitar fotos do Phoshop Mix funciona do mesmo jeito que a função anterior. A imagem sobe para a Creative Cloud, é editada e enviada de volta automaticamente para o dispositivo em quatro versões diferentes. Você escolhe aquela que preferir.

Straighten corrige o ângulo e a perspectiva da foto

O Straighten é uma excelente alternativa gratuita. Além de endireitar manualmente as fotos com a ajuda de guias, também permite que você corte a imagem e escolha uma proporção (aspect ratio). Todos os metadados da foto tratada são mantidos, tais como o tempo, local de captura e as informações da câmera.

Baixar Straighten para iPhone e iPad

Outra sugestão para corrigir a perspectiva: Image Straightener

Image Straightener iconO Image Straightener só permite corrigir fotos, mas com um indicador útil que mostra a correção aplicada numa precisão de décimo grau.

Desta forma, você tem o controle completo sobre a operação que, graças à grade, torna-se extremamente precisa. O que o Photoshop Mix faz a este respeito não é um trabalho ruim, mas o procedimento é longo e não é totalmente automático. O programa, na prática, tenta adivinhar qual é o ângulo correto da foto.

Image Straightener corrige precisão da foto

Geralmente ele acerta, mas fazer isso manualmente, grátis e sem ter que esperar é outra coisa.

Baixar Image Straightener para iPhone e iPad

Melhorar a nitidez (e muito mais): Snapseed

snapseedO Snapseed combina uma enorme quantidade de excelentes ferramentas de edição de fotos em um único aplicativo gratuito.

Mais uma vez, como no layrs, a interface é projetada com cuidado e explora o potencial da tela de toque ao máximo. Ele permite a edição seletiva de partes específicas da foto e também suporta fotos muito grandes (no iPad de terceira geração e iPhone 5 pode trabalhar com fotos de 20,25 megapixels).

Snapseed possui uma quantidade de recursos bem útil

As ferramentas para tornar as fotos mais nítidas são uma pequena parte das maravilhas que o Snapseed esconde. E a qualidade dos resultados não tem nada a invejar a qualquer aplicativo concorrente. Mesmo ao Photoshop Mix e sua função Shake Reduction.

Baixar Snapseed para iPhone e iPad

Adobe é sempre Adobe, mas…

O fato de existirem boas alternativas para os recursos do Photoshop Mix não significa que o aplicativo da Adobe não tenha valor.

Na verdade, ele é um complemento decente da Creative Suite, e dentro de um vasto sistema de ferramentas criativas, desktop e móvel, é muito interessante.

No entanto, os usuários que gostam de fotografia e usam o iPhone como principal câmera fotográfica não precisam de todas as funções da Adobe Creative Suite. Existem outras alternativas gratuitas ou mais baratas, incluindo aquelas que nós mostramos neste artigo. Essa é a beleza da democracia digital.

Se você é um fotógrafo digital social, leia o nosso guia do Instagram para tirar fotos mais bonitas e aproveitá-las de forma eficiente.

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários

Últimos artigos