Anúncio

Artigo

Pesquisadores descobrem uma forma de hackear o Gmail com 92% de eficácia

Pesquisadores descobrem uma forma de hackear o Gmail com 92% de eficácia
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma técnica que permite hackear o Gmail a partir de dispositivos Android, iOS (iPhone e iPad) e Windows Phone. O detalhe: o procedimento tem uma taxa de eficácia de assustadores 92%.

Em termos simples, a técnica é aplicada da seguinte forma: o hacker consegue induzir o usuário a instalar e executar um aplicativo que traz consigo um código malicioso. Na sequencia, este app passa a funcionar em segundo plano e a acessar a memória compartilhada, para que não haja restrições do sistema operacional. A partir daí, o hacker consegue detectar quais outros programas estão sendo executados no aparelho e envia uma tela falsa deste software (no caso o Gmail), que solicita login e senha. Caso você digite seus dados nesta “isca”, eles serão enviados ao criminoso.

Confira o vídeo abaixo explicando o método:

A parte mais complicada para que este tipo de ataque dê certo é o timing. Isso porque essa brecha de segurança só pode ser explorada se o hacker enviar a tela falsa de acesso do aplicativo no momento certo. No entanto, os pesquisadores alegam que essa técnica funcionaria em qualquer sistema operacional, ainda que, no momento, ela tenha sido testada apenas no Gmail para Android.

Vale reforçar que não se trata de de uma ameaça real, mas apenas um experimento realizado pelos especialistas. No entanto, o estudo serve para nos lembrar do perigo de instalarmos aplicativos oriundos de lojas de apps não oficiais.

[Fonte: CNET]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais