Perfil do Twitter monitora alterações na Wikipédia feita em órgãos do governo federal

Perfil do Twitter monitora alterações na Wikipédia feita em órgãos do governo federal

Se você se preocupa com a veracidade das informações disponíveis na Wikipédia, vai gostar desta notícia. Uma conta do Twitter – na verdade, um bot – alerta quando alguma página da enciclopédia online é editada por um computador com IP associado ao governo federal.

A iniciativa ganhou força depois que uma investigação do jornal Folha de S. Paulo revelou que computadores do governo brasileiro foram utilizados para editar a Wikipédia e incluir críticas à oposição. O novo perfil se autodenomina um “bot cidadão” e promete monitorar alterações feitas a partir de diversos órgãos federais e empresas estatais, como Senado, STF, Câmara, Serpro, Dataprev, Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica.

O Brasil WikiEdits (@brwikiedits) fiscaliza a Wikipédia em português, inglês e espanhol. Entretanto, o sistema não revela toda vez que alguém usando um PC do governo edita a Wikipédia. Se o usuário criar uma conta e fizer login antes de alterar uma página, o IP fica oculto e o bot não consegue reconhecer a localização da máquina.

Também existe uma versão do Brasil WikiEdits no Facebook, que replica os tweets na maior rede social do mundo.

[Fonte: Gizmodo Brasil]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários