Anúncio

Artigo

Seu PC está preparado para o Windows 8?

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Falta muito pouco para o lançamento oficial do Windows 8. Na verdade, poucos dias. E você, já se convenceu de fazer o upgrade? O Softonic publicou diversos artigos sobre o novo sistema operacional da Microsoft que podem ajudar você a decidir se vale a pena ou não fazer a troca.

Mas, atenção! Fazer o upgrade do Windows não é fácil e requer muitos cuidados. Ainda mais quando estamos falando de um sistema completamente novo e que, como toda novidade, possivelmente terá alguns bugs para solucionar.

Este post mostra como deixar seu PC preparado e prevenido contra acidentes para você fazer o upgrade para o Windows 8 com o máximo de segurança. Tudo pronto? Vamos lá:

1. A configuração do meu PC é compatível com o Windows 8?

O Windows 8 não é para todo mundo – mas, sim, para a maioria. Se você tem pelo menos o Windows XP, já é um bom começo. Se o sistema do seu computador é o Windows 7, melhor ainda. Em ambos os casos, é possível até mesmo manter os seus dados pessoais ao fazer o upgrade para o Windows 8.

Entretanto, ter o Windows XP ou o Windows 7 não é o suficiente. É muito importante observar as configurações mínimas para a instalação do Windows 8:

Processador: 1 GHz;

Memória RAM: 1 GB (32 bits) / 2 GB (64 bits);

Espaço no disco rígido (HD): 16 GB (32 bits) / 20 GB (64 bits);

Placa de vídeo: compatível com DirectX 9 com controlador WDDM;

Resolução de vídeo: 1024 x 768 para poder baixar e executar aplicativos a partir da Windows Store.

Se você não tem certeza da configuração atual do seu PC, clique no botão “Iniciar” e digite “dxdiag” no campo de pesquisa. Tecle “Enter” e logo abrirá uma janela de diagnóstico do DirectX, que contém todos os dados detalhados. Se seu computador supera todos os requisitos, siga para o próximo passo.

2. Backup, backup e – mais uma vez – backup!

Antes de começar qualquer instalação, para não correr o risco de perder seus arquivos e programas para sempre, é bastante recomendável fazer uma cópia de segurança. Existem diversos programas disponíveis no Softonic que fazem backup com eficiência.

No processo de instalação do Windows 8, a Microsoft incluiu a opção para você escolher se deseja manter seus arquivos pessoais. Este recurso funciona se você tem o Windows XP ou outro sistema superior instalado na máquina. Mas para se prevenir de qualquer falha, o melhor mesmo é fazer um backup de dados.

Se você deseja ensaiar o processo antes de executar a instalação definitiva, reveja o post que explica como baixar e instalar o Windows 8 usando uma máquina virtual.

3. Conta Microsoft: ter ou não ter?

Durante o processo de instalação do Windows 8, um dos passos perguntará pela sua Conta Microsoft. O preenchimento do campo não é obrigatório, mas… de que adianta migrar para o Windows 8 e não ter acesso à Windows Store? É o mesmo que ter um iPhone sem a App Store do iTunes. Ou um celular Android sem Google Play.

Ou seja, se você quiser – e é lógico que vai querer – baixar e instalar aplicativos no seu recém-inaugurado Windows 8, precisará ter sua própria Conta Microsoft. A boa notícia é que se você acessa o SkyDrive ou a Xbox Live, tem um Windows Phone ou um e-mail do Hotmail (ou Outlook), já possui uma conta válida para seguir em frente.

De qualquer forma, a Conta Microsoft não serve apenas para baixar apps da Windows Store. Ela também é a porta de acesso à nuvem, para você guardar e acessar suas informações em qualquer lugar. Contatos, arquivos, configuração e até os papéis de parede que você usa estão integrados à Conta Microsoft. Assim, em qualquer dispositivo com Windows 8 que você acessar usando sua conta pessoa, essas informações estarão disponíveis.

Para não ter um Windows 8 pela metade e ficar com gostinho de quero mais ao usar o novo sistema operacional da Microsoft, é melhor criar uma Conta Microsoft antes da instalação. Por sorte, o processo é rápido e bastante simples.

Se você passou pelos três passos com êxito, já tem tudo pronto para estrear o Windows 8 no seu PC. Só resta esperar o dia 26 chegar e ver como o seu computador muda de aparência ao entrar no novo mundo de blocos retangulares (os “live tiles”, em inglês) do Windows 8.

Saiba tudo sobre o Windows 8:

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais