Seu PC está mais lento? A culpa pode ser do Adblock Plus

Seu PC está mais lento? A culpa pode ser do Adblock Plus

O Adblock Plus, popular extensão que bloqueia anúncios em seu navegador, pode ser o motivo pelo fato do seu PC estar tão lento ultimamente. Pelo menos essa é a opinião de Nicholas Nethercote, desenvolvedor do Firefox, no Mozilla Foundation.

Em seu blog, o especialista afirmou que a extensão consome uma quantidade muito elevada de memória RAM. Em alguns sites analisados por Nethercote, ele observou que o consumo de memória sem o Adblock fica em torno de 370 MiB (unidade de medida que determina o quanto a memória de um PC é exigida). Já com o add-on acionado, esse consumo salta para 1960 MiB. Para um computador com configuração média trata-se de um belo incremento.

Seu PC está mais lento? A culpa pode ser do Adblock Plus

O Softonic entrou em contato com os responsáveis pelo Adblock Plus para comentar a respeito das afirmações de Nethercote. Segundo Ben Williams, responsável pela área de comunicação da empresa desenvolvedora, “uma solução para este bug já está sendo desenvolvida. No entanto, a empresa está verificando se, de fato, esse consumo excessivo de memória é causado pela extensão”. Em suas declarações, entende-se que que Adblock Plus não descarta que o problema esteja no Firefox.

No blog do Bugzilla, podemos ver que o problema foi reportado no dia 26 de março, logo, conclui-se que ele está há quase dois meses sem uma solução definitiva.

O Adblock Plus tem mais de 19 milhões de downloads no Firefox. É a extensão mais popular tanto no navegador da Mozilla quando no Chrome. E ainda que muitos critiquem o programa, por colocar em perigo a sobrevivência dos sites médios que vivem de publicidade, é indiscutível que muitos adoram o app. Ao invés de discutir a sua existência, seria mais eficaz desenvolver anúncios que não sejam tão invasivos à tela do internauta e que incentivam o uso de apps como o próprio Adblock.

[Fonte: Mozilla Bugzilla Adblock Plus]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

  • Link Copiado!
Carregando comentários