Anúncio

Notícias

Palworld, o Pokémon com pistolas, é um recorde de vendas no Steam… e de polêmicas nas redes sociais

Este fim de semana foi dedicado a Palworld, o Pokémon com pistolas, por razões tanto positivas quanto negativas: há quem o aprecie e quem o acuse de basicamente plagiar tudo o que faz

Palworld, o Pokémon com pistolas, é um recorde de vendas no Steam… e de polêmicas nas redes sociais
Álvaro Arbonés

Álvaro Arbonés

  • Atualizado:

Ninguém nunca sabe qual será o próximo fenômeno do momento. Nem quanto tempo vai durar nem se será abraçado com entusiasmo. Se alguém soubesse, estaria nadando em dinheiro, porque conheceria a fórmula mágica para criar sucessos. Infelizmente, isso não existe, e mesmo quando é evidente que algo vai funcionar, é impossível prever se funcionará a curto, médio ou longo prazo, ou se uma parte do público reagirá mal ao seu sucesso. Algo que está sendo comprovado em tempo real pelo Palworld.

Palworld Download

Em termos de vendas, o jogo tem sido um sucesso. Apesar de estar disponível no GamePass desde o lançamento, vendeu quatro milhões de cópias e alcançou quase 1,3 milhões de jogadores no Steam. Números impressionantes, que o definem como um sucesso estrondoso. Algo que também trouxe algumas críticas.

Embora jogavelmente Palworld seja uma cópia de jogos como Ark, de onde rouba descaradamente sua interface de usuário, ou Rust, muitas pessoas apontaram a evidente influência que Pokémon teve no design do jogo. Definido por muitas pessoas como ‘Pokémon com armas de fogo‘, alguns usuários do Twitter estão fazendo análises para demonstrar todas as semelhanças extremas que existem entre as criaturas de Palworld e alguns Pokémon. Algumas delas chegando a pontos desconfortáveis. Chegando até mesmo a ser passível de processo.

Tudo isso também não ajuda que Takuro Mizobe, CEO da Pocketpair, o estúdio por trás do Palworld, seja um defensor ávido da IA generativa e, em particular, da facilidade com que pode criar novos designs de pokémon. Também não ajuda que o estúdio tenha um jogo, AI: Art Impostor, que utiliza um gerador de imagens de IA como uma de suas principais mecânicas, ou que todos os seus projetos, passados ou futuros, sejam muito inspirados em outros jogos populares. Incluindo Never Grave: The Witch and The Curse, seu jogo que eles esperam lançar no primeiro trimestre deste ano, e que parece uma cópia do popular Hollow Knight.

Palworld Download

Embora seja verdade que as opiniões do CEO da empresa e as práticas da própria Pocketpair não ajudem o Palworld, até o momento não há nada que comprove que eles tenham usado IA generativa para criar os ativos do jogo. Também não se pode provar de forma conclusiva que eles tenham plagiado os designs de Pokémon. No entanto, devido ao seu histórico, as suspeitas de muitos usuários são mais do que justificadas. E, considerando o sucesso que o Palworld está alcançando, embora uma parte do público pareça não se importar, também parece evidente que essa polêmica está longe de terminar em silêncio apenas porque está vendendo muito.

Álvaro Arbonés

Álvaro Arbonés

Jornalista cultural e escritor com um interesse especial em audiovisuais e tudo que pode ser jogado. Não estou aqui para falar sobre meus livros, mas você sempre pode me perguntar sobre eles se estiver curioso.

Os mais recentes de Álvaro Arbonés

Diretrizes Editoriais