Anúncio

Notícias

Os e-mails falsos se tornarão cada vez mais convincentes devido à inteligência artificial

As tentativas de fraude serão cada vez mais difíceis de detectar

Os e-mails falsos se tornarão cada vez mais convincentes devido à inteligência artificial
María López

María López

  • Atualizado:

É provável que isso já tenha acontecido com você: você faz login em seu e-mail e, em seguida, verifica sua caixa de entrada. Agora, você precisa navegar entre dezenas de e-mails um tanto ‘suspeitos’, muitos dos quais o incentivarão a verificar a localização de um ‘suposto pacote’ que você havia solicitado. E assim todos os dias.

GMAIL Download

No entanto, o que agora nos parece tentativas claras de fraude, pode não ser no futuro próximo. E é que o aumento da inteligência artificial generativa vai complicar tudo ainda mais. Pelo menos é o que prevê o Centro Nacional de Cibersegurança britânico (NCSC, na sigla em inglês).

O phishing é uma técnica utilizada para obter informações confidenciais de outras pessoas (senhas, cartões de crédito, etc). Onde é mais utilizado é nos emails, que se passam por bancos ou empresas conhecidas.

De acordo com o que podemos ler no The Guardian, a tecnologia generativa está se tornando tão sofisticada que tornará os e-mails de phishing cada vez mais difíceis de detectar. A eficácia desses e-mails reside em sua capacidade de enganar: quanto mais autêntico o e-mail parecer, mais fácil será enganar as vítimas.

GMAIL Download

De acordo com o NCSC, a IA generativa já está sendo usada para criar ‘iscas‘ mais convincentes por não conter erros gramaticais que costumam denunciar ataques de phishing. Os avisos do NCSC coincidem com a publicação das novas diretrizes do governo britânico, que encoraja as empresas a se protegerem contra o crescente aumento de ataques cibernéticos.

María López

María López

Os mais recentes de María López

Diretrizes Editoriais