Anúncio

Artigo

O navegador Opera é diferente do Chrome e você deveria testá-lo

O navegador Opera é diferente do Chrome e você deveria testá-lo
Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

O navegador Opera usa a mesma tecnologia do Chrome, mas as semelhanças param por aí. Neste artigo, contamos a você o que torna o Opera diferente e por que você deveria experimentá-lo no seu PC ou Mac.

O Chrome e o Opera compartilham a mesma base desde 2013. Estamos falando da tecnologia de visualização de sites. Tanto o Chrome como o Opera usam a tecnologia Blink, carregando, assim, as páginas da mesma forma.

Mas se usam a mesma coisa, por que escolher o Opera e não o Chrome? Porque são diferentes com relação a funcionalidades e aparência. A seguir, apresentamos algumas razões que tornam o Opera único.

O Opera é mais intuitivo e clássico

O Opera e o Chrome diferem em muitos pequenos detalhes visuais. O primeiro, e mais evidente, é a posição do menu. No Chrome, está à direita da barra de endereços; no Opera, à esquerda-alto da interface, posição mais acessível e familiar.

Parecidos mas não iguais: o visual do Opera é menos abstrato e mais clássico

Os temas do Opera são imagens aplicadas às telas de opções e configuração. Criá-los é mais fácil que no Chrome: basta escolher uma foto do disco rígido, um alinhamento e a cor do texto de fundo. É quase como definir o papel de parede do Windows ou Mac.

Criar um tema para o Opera é muito fácil

Outra grande diferença é o Speed Dial (aquelas miniaturas dos sites mais visitados) que, no Opera, é mais completo e personalizável. As miniaturas são maiores e a imagem de fundo pode ser vista. É uma página de início mais agradável que a do Google Chrome.

Maior, mais bonito e personalizável: assim é a primeira página do Opera

O Opera tem as funções Stash e Discover

Duas funções únicas do Speed Dial do Opera são o Stash e o Discover. A primeira é uma seção de favoritos temporária, na qual pode incluir sites marcados com o botão de coração para poder ler tudo com calma mais tarde. É como ter um app parecido ao Pocket integrado ao navegador, sem necessidade de instalar extensões adicionais.

Quer ler esta página mais tarde sem incluí-la nos favoritos? Adicione-a ao Stash

Com relação ao Discover, trata-se de uma seleção de notícias de várias fontes, ideal para se manter sempre atualizado ou acompanhar artigos interessantes. Tem categorias típicas (negócios, saúde, esportes e tecnologia) e scroll infinito, isto é, quando você chega ao fim da página, ela continua sendo carregada com mais notícias. Viciante e informativo.

O Discover é como ter uma banca de jornal na página inicial do navegador

O Opera tem o acelerador de navegação Opera Turbo

Para quem tem conexões lentas, o Opera Turbo é como uma ajuda caída do céu. A função compacta as imagens e outros arquivos antes de abrir um site. O resultado? Navegação 80% mais leve e rápida sem perda de qualidade.

Este ícone indica quando o Opera Turbo está em funcionamento

O Opera mostra sugestões de busca diversas

Ao pesquisar na barra de endereços, o Opera não mostrará apenas resultados do Google – como faz o Chrome -, mas também do Yahoo!, Amazon, Bing e outros buscadores. O tempo que esta pequena função economiza pode ser imenso se você é dos que pesquisa e compara resultados continuamente.

Um clique e você pode ver sugestões de buscas do Yahoo!, do Bing ou da Wikipedia

Consome menos memória que o Google Chrome

Em nosso comparativo de rendimento de navegadores, o Opera mostrou ser tão potente quanto o Chrome. Faz sentido: embaixo do capô, o motor de ambos é o mesmo. Mas o incrível é que o Opera consome menos memória:

Tabela de comparação de uso de memória
O Opera gerencia a memória melhor que o Chrome; apenas o Firefox o supera

Eu desconheço o tipo de otimização que os desenvolvedores do Opera usaram no sistema do Google, mas deu resultado: o gerenciamento de memória é melhor que o Chrome em equipamentos modestos.

Para quem quer a potência do Chrome sem se casar com o Google

Ao usar o Opera, a sensação que se tem é a de estar usando um navegador neutro, que não é o preferido de nenhuma das grandes empresas de internet. Neste sentido, o Opera é como o Firefox, mas usa a mesma tecnologia de alto rendimento do Chrome, que, no nosso comparativo, demonstrou ser ideal para abrir apps pesados.

Hoje em dia, o único motivo para preferir o Chrome ao Opera é a integração com os serviços do Google. Se você prefere manter as extensões e tecnologia do Chrome, mas sem a obrigação de abrir uma conta no Google, o Opera é uma alternativa mais interessante que o Firefox.

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais