Anúncio

Notícias

O WhatsApp vai mudar para sempre graças à União Europeia

O futuro da mensagens instantâneas está aqui

O WhatsApp vai mudar para sempre graças à União Europeia
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

As novas leis da União Europeia (UE) designaram o WhatsApp e o Facebook Messenger como serviços ‘gatekeeper’. Isso significa que eles terão que ser interoperáveis com outros aplicativos de mensagens, e agora temos uma ideia melhor de como isso funcionará.

WhatsApp Download

O diretor de engenharia do WhatsApp, Dick Brouwer, explicou como funcionará a interoperabilidade de mensagens entre aplicativos em uma entrevista com Wired. Para começar, Brouwer afirma que a compatibilidade entre aplicativos será opcional.

O funcionário da Meta explicou por que os chats interoperáveis do WhatsApp não estarão ativados por padrão: ‘Eu posso escolher se quero participar ou não de estar aberto para trocar mensagens com terceiros. Isso é importante, porque poderia ser uma grande fonte de spam e golpes’.

Uma opção que abre possibilidades, mas também inseguranças?

Os usuários do WhatsApp que ativarem a mensagens entre aplicativos verão uma caixa de entrada separada para ‘conversas de terceiros‘ no topo do seu menu de conversas.

Brouwer argumentou que uma caixa de entrada separada era necessária porque o WhatsApp não pode garantir o mesmo nível de segurança e privacidade que as mensagens nativas.

Os aplicativos de mensagens que desejam ser interoperáveis com o WhatsApp ou o Facebook Messenger terão que assinar um acordo com o Meta e cumprir as condições da empresa.

WhatsApp Download

Além disso, Brouwer afirma que a Meta gostaria que outros aplicativos utilizassem o protocolo de criptografia Signal, em linha com seus próprios aplicativos. Ele acrescenta que os aplicativos de terceiros terão que se conectar aos servidores do WhatsApp para poder receber mensagens deles.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia