Anúncio

Notícias

O Twitter vale menos do que nunca e a culpa é de Elon Musk: uma queda de 71% na bolsa

Quando uma empresa vai mal, a culpa é do dono

O Twitter vale menos do que nunca e a culpa é de Elon Musk: uma queda de 71% na bolsa
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

Quando Elon Musk comprou o Twitter, muitos comemoraram. Era uma empresa que apresentava prejuízos todos os anos e parte dos investidores queriam um líder carismático e audacioso. Infelizmente, Elon Musk acabou sendo o pior dono possível.

Twitter Download

Problemático, abusivo, desrespeitoso, irracional, etc. A atitude de Elon Musk à frente do Twitter pode ser resumida em uma única palavra: caos. Isso fez com que ele confiasse em outra pessoa para exercer o cargo de CEO da empresa há alguns meses, mas as decisões continuam sendo do dono da Tesla e SpaceX.

Desde a sua chegada, o Twitter não parou de desvalorizar nos mercados. E se há alguns meses valia metade do que custou na época (pagou 44 bilhões pela empresa), agora não vale nem 30% do seu preço em 2022.

Uma queda de 71% na bolsa em apenas um ano

A Fidelity, que possui uma participação na X Holdings (empresa-mãe do Twitter), disse em uma divulgação obtida pelo Axios que reduziu o valor de suas ações em 71,5% desde a compra de Musk.

Musk adquiriu o Twitter por 44 bilhões de dólares em outubro de 2022 e renomeou a plataforma como X em julho de 2023. A estimativa da Fidelity coloca o valor da X em cerca de 12,5 bilhões de dólares.

Em seus dados reveladores, o número de usuários mensais do X caiu 15% no primeiro ano desde a aquisição de Musk, em meio à preocupação com o aumento da incitação ao ódio na plataforma.

Twitter Download

Desde a aquisição por Musk, X reduziu pelo menos 50% de sua equipe e diminuiu a moderação. E em setembro, a União Europeia emitiu um aviso para Musk depois de descobrir que X era a maior plataforma de desinformação de todas as grandes redes sociais.

A avaliação revisada de X pela Fidelity veio de uma divulgação que vai até o final de novembro de 2023, informou Axios.

Essa revelação abrangeria as consequências de várias grandes empresas retirarem sua publicidade em X depois que Musk apoiou uma teoria de conspiração antissemita. Musk respondeu ao boicote dizendo às empresas ‘que se fodam’ durante uma entrevista em um evento em Nova York.

Elon Musk é o homem mais rico do mundo, de acordo com a Forbes, com um patrimônio líquido de 251 bilhões de dólares. Quando adquiriu o Twitter, Musk disse que estava comprando a empresa ‘para tentar ajudar a humanidade’.

Desde a sua aquisição, Elon Musk readmitiu várias pessoas na plataforma que havia proibido o acesso, incluindo o ex-presidente Donald Trump e o teórico da conspiração de direita Alex Jones.

A deriva de Elon Musk, sem ideias claras e com medidas que não agradam os usuários, está custando a vida à rede social que encantou o mundo durante a última década.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais