Anúncio

Notícias

O rei da IA retorna: Sam Altman volta como CEO da OpenAI

Será que volta com as mesmas condições que antes da demissão?

O rei da IA retorna: Sam Altman volta como CEO da OpenAI
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

Logo antes do Dia de Ação de Graças, a empresa anunciou que havia chegado a um princípio de acordo para o seu retorno. Vivemos uma verdadeira loucura naquela semana, uma série de eventos que será motivo de um filme em breve, com certeza.

ChatGPT Download

O interessante de todo esse movimento é o papel que a Microsoft, parceira indispensável da OpenAi ganhou, que, após idas e vindas, conseguiu um assento de observador sem direito a voto no conselho sem fins lucrativos que controla a OpenAI, conforme anunciado pela empresa na quarta-feira.

Mas voltando ao cerne da questão, Sam Altman está de volta e o guru da IA quis deixar algumas palavras no dia em que reassume o cargo de CEO da OpenAI. Vamos ver o que ele diz.

Uma volta triunfal, uma vitória memorável

‘Nunca estive tão entusiasmado com o futuro’, disse Altman em uma nota aos funcionários. ‘Estou extremamente grato pelo trabalho árduo de todos em uma situação pouco clara e sem precedentes, e acredito que nossa resiliência e espírito nos destacam na indústria. Estou muito, muito confiante em nossas chances de sucesso em alcançar nossa missão’.

Agora que três dos quatro membros do conselho que decidiram demitir Altman repentinamente não estão mais, o novo conselho da OpenAI é composto pelo presidente Bret Taylor, Larry Summers e Adam D’Angelo, o único que restou do conselho anterior.

A incorporação da Microsoft ao conselho como ‘observador sem direito a voto’ significa que a gigante tecnológica terá mais visibilidade no funcionamento interno da empresa, mas não terá voto oficial nas decisões importantes.

A Microsoft é um dos principais investidores da OpenAI, com uma participação de 49% na entidade com fins lucrativos que controla o conselho sem fins lucrativos.

Até agora, eu não tinha visibilidade nesse conselho. A demissão de Altman foi uma grande surpresa e colocou em perigo o que rapidamente se tornou uma das associações mais importantes do setor tecnológico.

Um porta-voz da Microsoft recusou-se a comentar quem da empresa ocuparia seu cargo de observador. Mas quem sabe, talvez seja o próprio Satya Nadella.

ChatGPT Download

Em sua nota aos funcionários, Altman afirma que não tem nenhuma má vontade em relação a Ilya Sutskever, co-fundador e cientista-chefe da OpenAI, que inicialmente participou do golpe de estado do conselho e mudou de opinião depois que quase todos os funcionários da empresa ameaçaram renunciar se Altman não retornasse.

‘Embora Ilya não fará mais parte do conselho, esperamos continuar nossa relação de trabalho e estamos discutindo como ele pode continuar seu trabalho na OpenAI’, explicou o novo/antigo CEO. Sem dúvida, as mudanças vão começar, por mais que nos digam o contrário.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia