Anúncio

Notícias

O mundo da inteligência artificial acaba de tremer: Microsoft contrata Sam Altman

O CEO da OpenAI perdeu seu emprego na sexta-feira e hoje, segunda-feira, já tem um novo escritório.

O mundo da inteligência artificial acaba de tremer: Microsoft contrata Sam Altman
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

Sam Altman foi demitido da OpenAI na sexta-feira, após o conselho da empresa afirmar que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.

ChatGPT Download

Agora, em uma reviravolta totalmente inesperada dos acontecimentos, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que tanto Sam Altman quanto Greg Brockman foram contratados para liderar a nova equipe de pesquisa avançada em IA da Microsoft.

“Estamos muito felizes em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com seus colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA”, diz Nadella. “Esperamos agir rapidamente para fornecer os recursos necessários para o sucesso deles”.

Uma contratação estrela para uma empresa que pode conquistar a IA

Em um post no Twitter, Sam Altman reconheceu que estava se juntando à Microsoft, retuitando Nadella com a mensagem “a missão continua”. Nadella respondeu dando algumas pistas sobre como vê o papel de Altman na Microsoft.

A contratação de Altman ocorreu apenas algumas horas após as negociações com a diretoria da OpenAI fracassarem para trazê-lo de volta como CEO da OpenAI.

Em seu lugar, o ex-CEO e co-fundador da Twitch, Emmett Shear, foi nomeado CEO interino. Ele sucederá Mira Murati, que foi nomeada CEO interina da OpenAI após a surpreendente demissão de Altman na sexta-feira.

Sam Altman estava negociando seu retorno como CEO da OpenAI, mas o conselho composto por quatro pessoas da OpenAI se recusou a renunciar e permitir que ele voltasse, de acordo com várias fontes que conversaram com o The Verge.

De acordo com o The New York Times, ele recentemente havia apresentado aos investidores uma empresa independente para criar chips de Unidade de Processamento Tensor de Inteligência Artificial (TPU) personalizados que competiriam com os da Nvidia.

O projeto TPU, conhecido pelo codinome “Tigris”, atraiu o interesse de várias empresas de capital de risco importantes e até mesmo despertou o interesse da Microsoft.

A Microsoft agora criou uma nova equipe de pesquisa em IA avançada liderada por Altman e Brockman. A notícia vem uma semana após a Microsoft anunciar que construiu seu próprio chip de IA personalizado que pode ser usado para treinar grandes modelos linguísticos e reduzir a dependência cara da Nvidia.

Microsoft também construiu sua própria CPU baseada em Arm para cargas de trabalho em nuvem. Ambos os chips de silício personalizados são projetados para alimentar seus data centers Azure.

Altman e a OpenAI têm trabalhado com a Microsoft para aperfeiçoar e testar o chip Maia AI. A Microsoft rapidamente minimizou o impacto do chip em sua estreita colaboração com a Nvidia, mas a GPU Maia faz parte de uma série, e a empresa já está trabalhando em uma segunda geração.

ChatGPT Download
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais