Notícias
O fim do Windows 10 está cada vez mais próximo… e você deveria levar isso em consideração
O fim do Windows 10 está cada vez mais próximo

- 2 de fevereiro de 2024
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:23

Já se passou bastante tempo desde que o Windows 11 foi lançado e começou a deixar o Windows 10 de lado, um dos sistemas operacionais mais populares e queridos pela comunidade. No entanto, os anos passam e o Windows 10 tem apenas mais 20 meses de vida e atualizações de segurança gratuitas, deixando os sistemas desprotegidos se não forem atualizados.
A Microsoft afirmou que fornecerá atualizações pagas até 2028 no Windows 10, mas isso implica em gastar dinheiro para ter um serviço seguro. Portanto, é importante que os usuários tenham clareza sobre as opções disponíveis antes de outubro de 2025, mês em que o Windows 10 se despedirá como o conhecemos.
Windows 10 se aproxima do abandono gratuito
Já se passou mais de uma década desde que o Windows 10 começou a se destacar como um salto poderoso em relação ao impopular Windows 8. Na verdade, muitos usuários pularam do Windows 7 para o Windows 10, ignorando essa versão. É por isso que, atualmente, ele tem o dobro de usuários ativos do Windows 11, apesar de ser um sistema operacional mais antigo, com menos recursos e mais limitado em muitos aspectos.
No entanto, o Windows 11 não conseguiu convencer muitos como um sistema digno de abandonar o ecossistema do Windows 10, mais valorizado por muitos usuários do que o existente na atual iteração de software da Microsoft. Mas isso não importará muito quando chegar a hora de interromper o fornecimento de atualizações de segurança gratuitas.
O problema geracional do PC
Embora seja verdade que o Windows 11 não conseguiu seduzir a maioria dos usuários, que optaram por permanecer no Windows 10 o máximo de tempo possível. No entanto, tendo em conta que a cobertura de atualizações gratuitas terminará em outubro de 2025, nesse momento é recomendável que os usuários tenham clareza sobre sua alternativa, pois usar o Windows 10 gratuitamente, a partir desse momento, não será mais seguro.
Por esse motivo, existem várias opções para os usuários quando chegar esse momento. Embora também seja uma opção não fazer nada, é a opção menos segura devido aos riscos envolvidos, portanto, é mais recomendável seguir outros caminhos. Um deles seria pagar pela manutenção do Windows 10, que será estendida até 2028 se você abrir a carteira, mas outras opções seriam migrar para o software livre ou fazer a transição para o Windows 11, seja atualizando o software ou atualizando o hardware necessário para isso.
Graduado em Jornalismo, Daniel é especializado em videogames e tecnologia, escrevendo atualmente para Andro4all e NaviGames, e tendo escrito para mais portais da Difoosion como Alfa Beta Juega ou Urban Tecno. Ele gosta de estar atualizado com as notícias, assim como de leitura, videogames e qualquer outra forma de expressão cultural.
Os mais recentes de Daniel García
- O aplicativo Mensagens do Google recebeu uma interface de fotos… mas não é nada de especial
- Graças ao GOG, agora você pode jogar God of War no seu PC sem nenhum DRM
- Embora a Microsoft não tenha anunciado, você já pode desativar o OneDrive no Windows 11
- A versão 2024 do Windows 11 já está disponível no Flight Hub do programa Insiders
Também pode te interessar
NotíciasPrime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
NotíciasO golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
NotíciasMargot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
NotíciasJá sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
NotíciasChega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
NotíciasO último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais