Anúncio

Notícias

O Duolingo teria demitido quase todos os seus funcionários… para colocar uma IA

Péssimas notícias para os tradutores

O Duolingo teria demitido quase todos os seus funcionários… para colocar uma IA
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

É o aplicativo mais importante do mundo para aprender idiomas, milhões de pessoas o usam diariamente para aprender novas línguas. Sua utilidade é inegável e sua gamificação do aprendizado tem ajudado milhões de usuários em todo o mundo.

Duolingo Download

Mas agora uma grande sombra paira sobre ela. Pelo menos se dermos ouvidos às informações que têm surgido nas redes sociais nos últimos dias. De acordo com essas informações, o Duolingo estaria demitindo seus tradutores.

‘Como assim? Mas isso é um aplicativo para aprender idiomas e os tradutores são necessários’. Bem, parece que a inteligência artificial faz um trabalho igualmente bom e muito mais barato… ou pelo menos é o que a empresa de Luis von Ahn acredita. Há alguns meses eles estavam orgulhosos de sua integração GPT-4 e agora parecem estar demitindo dezenas de funcionários.

Tradutores para supervisionar os textos da IA

No Reddit, pudemos ler no final do ano as primeiras acusações de demissões. Um usuário, no subreddit do Duolingo escreveu há 11 dias: ‘Em dezembro de 2023, o Duolingo ‘demitou’ uma grande porcentagem de seus contratados que faziam traduções. Claro, isso se deve ao fato de que eles perceberam que a IA pode fazer essas traduções em uma fração do tempo. Além disso, isso economiza dinheiro para eles. Como usuário, como você se sente ao saber que as frases e traduções são feitas pela IA em vez de seres humanos? Isso é importante?’.

No Twitter, vimos mais comentários por esse lado. Tirando capturas de tela das acusações públicas ao Duolingo e sua nova linha de negócios. Por exemplo, o usuário Reid Southen, cujo tweet deixamos aqui embaixo:

‘O Duolingo demitiu uma grande porcentagem de seus tradutores contratados, e aqueles que restaram estão limitados a revisar as traduções de IA para garantir que sejam ‘aceitáveis’. Este é o mundo que estamos criando. Removendo a humanidade de como aprendemos a nos conectar com a humanidade’, diz Reid Southen em seu tweet.

A profissão de tradutor, uma das mais castigadas e denegridas pelo sistema atual, parece que terá que sobreviver a mais um avanço tecnológico que vai contra ela: a inteligência artificial e sua capacidade de traduzir, competentemente, textos.

Atualização

O Duolingo entrou em contato conosco após a publicação desta notícia para nos fornecer alguns dados sobre as demissões, o que esclarece um pouco a situação atual. Isso é o que eles nos dizem da empresa americana:

‘Podemos confirmar que alguns trabalhadores do Duolingo não foram renovados ao concluir seus projetos no final de 2023. Mas não se trata de demissões. Isso afetou uma pequena minoria de trabalhadores do Duolingo, já que a maioria foi retida’, explicam-nos de sua agência de comunicação.

Desta forma, o que fica claro é que no Duolingo não houve uma demissão ativa dos tradutores, mas sim que eles não renovaram parte da equipe após concluírem suas tarefas. Sem dúvida, a situação é bem diferente do que nos foi apresentado inicialmente.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais