Notícias
O documentário da Netflix sobre Raygun, a dançarina de breakdance viral dos Jogos Olímpicos, está irritando o público… e com razão
Produção tenta justificar sua polêmica performance olímpica sem responder críticas

- 6 de setembro de 2026
- Atualizado: 6 de setembro de 2026 às 11:01

As últimas Olimpíadas foram um exemplo de superação e espírito esportivo. Isso nunca muda. Mas também houve um espetáculo que não será lembrado exatamente por representar o melhor do esporte e da humanidade. Aconteceu durante a exibição de breakdance, que foi decidido antes dos Jogos que não chegaria a ser um esporte olímpico em futuras edições, quando uma das participantes deu um espetáculo que chocou o mundo inteiro. E não exatamente por sua qualidade.
Raygun fez sua estreia nas Olimpíadas e deixou todo mundo boquiaberto com uns movimentos que não pareciam breakdance. Nem nada minimamente artístico ou esportivo. Causando discussões durante dias sobre quem, como e por que sua atuação tinha sido permitida nos JO, foi uma das grandes comidinhas daqueles Jogos. E agora a Netflix lança um documentário em torno de sua figura, Untold Raygun: Breaking Badly, que é tão polêmico quanto sua própria figura protagonista.
Um pouco de contexto
O documentário dá muita ênfase a nos contar de onde vem Raygun, de nome real Rachael Gunn. Descobrindo o mundo do breaking através de Samuel Free, que viria a se tornar seu coach e hoje é seu marido, ela dedicaria seu tempo a aprender essa combinação de arte e esporte ao longo dos anos competindo em sua Austrália natal. Para nos demonstrar sua dedicação, o documentário usa duas figuras com quem ela competiu durante dez anos de sua vida: Flix e Tinylocks.
Isso não parece muito convincente quando nenhuma das garotas parece querer em momento algum reconhecer os méritos de Gunn. Sempre se esquivando de confirmar qualquer tipo de talento nela, reconhecer seus méritos e chamando-a de “estranha e única” em vários momentos, o documentário, embora insista em lançar Gunn sob uma luz positiva, não consegue isso em nenhum momento. Especialmente quando ambas se mostram tremendamente surpresas quando Gunn conseguiu se classificar para representar a Oceania nos Jogos Olímpicos após vencer o torneio classificatório.
A partir daqui, o documentário se concentra na consciência de Gunn de que ela não está à altura das circunstâncias. De que todas as outras participantes estão muito distantes dela em técnica e conhecimentos de breakdance para participar da competição. Algo que lhe produz uma tremenda ansiedade.
É aqui que o documentário se mostra mais sincero e interessante. Quando tenta nos mostrar uma mulher vulnerável e que, de verdade, não tinha consciência do que estava fazendo, descobrindo o que está acontecendo. É aí que há algo genuíno e interessante neste documentário e que lança luz sobre algo que todos nós nos perguntávamos, como é possível que algo assim tenha acontecido nos Jogos Olímpicos? Infelizmente, não é isso o que interessa ao documentário.
Um final catastrófico
O final do documentário coloca diante da câmera seu coach e marido para dizer que “a atuação se conectou com as pessoas, fosse através de uma emoção e entretenimento genuínos ou da indignação. Gerou debate e fez o mundo inteiro falar disso“, como se isso fosse o mais importante que temos que tirar do que aconteceu com Gunn. Arruinando de fato tudo o que vimos até o momento.
Se há algo de interessante no documentário, ao menos em uma parte dele, é que ele cancela essa perspectiva. É que afirma que nem tudo vale. Que gerar debate, fazer as pessoas falarem sem uma motivação para isso, sem buscar algo concreto a dizer, não serve para nada; a arte deve buscar gerar uma emoção ou um pensamento concreto; é um ato inútil. Não é nada além dos gestos vazios de um inútil ou de um idiota. Mas o final do documentário demonstra que eles não entenderam. Nem os responsáveis pelo documentário nem Free nem a própria Gunn: nem tudo vale.
Isso é o mais triste. Que apesar de passar por tudo, ela continua sem entender. Que após se apropriar de uma vaga que poderia ter ido para alguém mais apto, que poderia ter expressado algo genuíno e sincero e que de verdade quisesse comunicar algo concreto e específico, ela continua sem entender o que fez e por que não está bem. E fez um documentário para tentar nos vender por que, no fundo, está tudo bem. Isso é o mais triste de tudo. Que ela continua sem entender sua própria miséria, que agora nos vende na Netflix.
Jornalista cultural e escritor com um interesse especial em audiovisuais e tudo que pode ser jogado. Não estou aqui para falar sobre meus livros, mas você sempre pode me perguntar sobre eles se estiver curioso.
Os mais recentes de Álvaro Arbonés
- Vaza o preço do remake de Ocarina of Time e isso nos dá pistas sobre o jogo
- Os Oscars encontram uma nova possível candidata e é o documentário mais estranho que vamos ver em nossas vidas
- Onimusha: Way of the Sword vende mais de um milhão de cópias no dia do seu lançamento
- Civilization celebra seu 35º aniversário com a primeira expansão paga de sua sétima edição
Também pode te interessar
NotíciasO festival de Veneza quebra um recorde: um filme conseguiu 25 minutos de aplausos ininterruptos
Leia mais
NotíciasO showrunner de Spider-Noir tem claro como seria uma hipotética segunda temporada da série
Leia mais
NotíciasA Disney escalou a primeira “Gênia” para seu musical de ‘Aladdin’. Claro, todo mundo tem uma opinião
Leia mais
NotíciasO diretor de ‘Spider-man: Brand New Day’ vai adaptar uma das séries mais famosas da história, que acaba de ganhar um remake
Leia mais
NotíciasNa China fizeram um novo filme de Tom e Jerry. É o maior desastre do ano.
Leia mais
NotíciasApple Intelligence chega ao app Saúde: estas são todas as novidades
Leia mais