Anúncio

Notícias

O CEO da Epic Games afirma que o Google é um ditador em sua Play Store

Tim Sweeney acusa o Google de exercer um controle de fato sobre a disponibilidade de apps no Android.

O CEO da Epic Games afirma que o Google é um ditador em sua Play Store
Pedro Domínguez Rojas

Pedro Domínguez Rojas

  • Atualizado:

A batalha legal da Epic Games contra o Google continua. Esta semana, aconteceu um dos eventos mais esperados em um julgamento de grande importância para a indústria de tecnologia: o depoimento de Tim Sweeney, CEO da Epic, no tribunal federal de São Francisco.

Fortnite Download

O conflito entre o Google e a Epic Games remonta ao verão de 2020, ano em que a Epic solicitou ao Google que parasse de cobrar dos desenvolvedores uma comissão de 30% nas compras in-app. Obviamente, havia um motivo significativo: era um dos melhores momentos para o Fortnite, e as comissões estavam consumindo uma grande parte do lucro gerado por todas as compras no aplicativo.

O Google se recusou a deixar de cobrar esta comissão, e a Epic, de forma audaciosa, decidiu instalar um sistema de pagamentos próprio dentro do app do Fortnite, que permitia aos usuários contornar a intermediação do Google e adquirir os produtos digitais por um preço menor.

Diante dessa situação, o Google decidiu retirar o Fortnite da Play Store em 13 de agosto de 2020. Imediatamente, Sweeney processou o Google no mesmo dia, acusando o gigante tecnológico de exercer um controle monopolista sobre os desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis em sua Play Store.

Epic Games Store vs Google

‘Quero deixar claro para todo mundo exatamente o que estava acontecendo nessas plataformas’, disse Sweeney em seu depoimento nesta segunda-feira. ‘Quero que todo mundo veja e entenda que o Google exerce um controle de fato sobre a disponibilidade de apps no Android.’

Um dos detalhes mais curiosos deste caso judicial é que o Google tem favorecido certas empresas tecnológicas em relação à comissão cobrada na Play Store. É o caso da Netflix, à qual o Google ofereceu cobrar apenas 10% nas compras in-app para ‘mantê-la satisfeita’, embora sem sucesso finalmente. O Spotify também foi oferecido uma comissão muito mais baixa, de 4%, e, neste caso, o serviço de streaming aceitou.

Fortnite Download
Pedro Domínguez Rojas

Pedro Domínguez Rojas

Os mais recentes de Pedro Domínguez Rojas

Diretrizes Editoriais